frutos, entretanto, ovos, filhotes de outras aves e pequenos invertebrados podem também fazer parte da sua dieta. Entre os tucanos, o tucano-toco destaca-se por ser uma espécie que ocorre em várias áreas de nosso território, apresentar o maior tamanho entre os ranfastídeos e ser observado, diferentemente de outros tucanos, também em áreas abertas.
Tucano é uma ave que se destaca pelo seu bico longo e bastante colorido. Trata-se de um nome popular utilizado para diferentes espécies incluídas na família Ramphastidae. Os tucanos são animais que ocorrem na região Neotropical, sendo encontrados, principalmente, em áreas florestais. Alimentam-se, principalmente, deLeia mais: Adaptações das aves ao voo
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre tucano
- 2 - Classificação dos tucanos
- 3 - Características gerais dos tucanos
- 4 - Tucano-toco: o mais conhecido no Brasil
- 5 - Outras espécies de tucano
Resumo sobre tucano
-
A família Ramphastidae inclui araçaris, saripocas e tucanos e é encontrada na região Neotropical.
-
As aves pertencentes à família Ramphastidae são arborícolas e encontradas, geralmente, em áreas de florestas.
-
Tucanos são aves que se destacam por seu bico colorido.
-
Os tucanos são basicamente frugívoros, porém podem se alimentar também de pequenos invertebrados, ovos e filhotes de outras aves.
-
O tucano-toco é a única espécie de tucano que não se restringe às áreas florestais, ocorrendo também em áreas abertas.
Classificação dos tucanos
Os tucanos estão na família Ramphastidae, que inclui também as saripocas e araçaris. Os ranfastídeos ocorrem na região Neotropical, com representantes ocorrendo desde o México até a Argentina. São animais que ocupam, geralmente, áreas florestais, como florestas tropicais, florestas montanhosas e manchas florestais. São aves tipicamente arborícolas.
Os representantes da família Ramphastidae se destacam por seu bico, o qual é grande, recurvado, cortante, duro e colorido. Trata-se de um bico leve que apresenta aspecto esponjoso. Além disso, seu formato ajuda esses animais a capturarem alimento que não seria acessível para outras aves, como alguns frutos, ovos e filhotes escondidos no oco das árvores. Devido ao formato do bico, no passado, acreditava-se que os ranfastídeos eram, na realidade, animais piscívoros.
Os representantes da família Ramphastidae destacam-se ainda por seus pés com dois dedos voltados para frente e dois dedos voltados para trás, ou seja, são animais com pés zigodáctilos. Além disso, apresentam a abertura da glândula uropigial circundada por penas, as suas clavículas são curtas, sem fusão na linha mediana do corpo, e o arranjo das suas vértebras caudais permite que esses animais projetem sua cauda para a frente.
Características gerais dos tucanos
Os tucanos são um grupo de animais incluídos na família Ramphastidae. Alimentam-se, principalmente, de frutos, entretanto, sua alimentação pode incluir a ingestão de ovos, pequenos invertebrados e até mesmo filhotes de pássaros de outras espécies. Por se alimentarem de frutos, os tucanos destacam-se como importantes dispersores de semente, atuando diretamente na regeneração de florestas.
Os tucanos são aves muito fáceis de serem identificadas devido a seu bico bastante característico. Além de ser um bico grande, apresenta cores muito vivas. O tucano-toco, por exemplo, possui um bico da cor laranja. Devido à grande beleza dessas aves, esses animais são, frequentemente, alvos de traficantes de animais.
Engana-se quem pensa que o bico dos tucanos está relacionado apenas com sua alimentação. Ele atua ainda como uma área para troca de calor, uma vez que é altamente vascularizado, como caixa de ressonância e também como ornamento sexual.
Leia mais: Tipos de penas das aves
Tucano-toco: o mais conhecido no Brasil
O tucano-toco (Ramphastos toco) é, sem dúvida, o tucano mais conhecido pelos brasileiros. Também chamado de tucanuçu, tucanaçu e tucano-boi, ele ocorre em várias áreas do Brasil, apresentando alta densidade nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Além da ocorrência em nosso território, essa espécie de tucano é observada também na Argentina, Bolívia e Paraguai. Destaca-se por ser o único tucano observado frequentemente em áreas abertas.
O tucano-toco apresenta características que tornam fácil a sua identificação. Trata-se de um animal com plumagem negra, sendo o peito e a base da cauda brancos. Ao redor dos olhos, a pele é nua e de cor laranja. As pálpebras dessa espécie de tucano são azuis. O bico é longo, medindo cerca de 20 cm, e, apesar de seu tamanho, destaca-se por ser muito leve. O bico tem coloração laranjada vibrante, com estrias vermelhas perpendiculares ao eixo principal e uma mancha negra na extremidade.
O tucano-toco destaca-se como a maior espécie da família dos ranfastídeos. Esse animal apresenta uma massa corpórea média de 540 g e pode atingir 56 cm de comprimento.
Alimenta-se de frutos, insetos, filhotes de outras aves e também ovos. Seu bico atua como uma pinça para capturar o alimento. Para engoli-lo, o tucano o lança para trás e para cima em direção à garganta.
Durante o voo, essa espécie de tucano deixa seu bico esticado para a frente. Para conseguir manter sua altitude, bate rapidamente suas asas. Posteriormente, segue planando de asas abertas até começar a perder altura e, novamente, batê-las rapidamente.
Os tucanos-toco vivem em bandos, porém observa-se a formação de casais durante o período reprodutivo. Esses animais fazem ninhos, geralmente, em ocos de árvores. Vale destacar que a espécie não é capaz de perfurar e escavar a árvore e usa seu bico apenas no desgaste de buracos já existentes.
A fêmea do tucano-toco costuma botar de dois a quatro ovos, os quais são incubados por 16 a 18 dias. A incubação é revezada entre os pais, sendo importante destacar que essa espécie é monogâmica. Esses tucanos vivem, em média, 40 anos.
Leia mais: Sistema reprodutor das aves
Outras espécies de tucano
-
Tucano-bico-de-arco-íris (Ramphastos sulfuratus): apresenta um bico com coloração muito marcante, sendo sua cor predominante o verde-amarelado. Na lateral inferior da maxila superior, há uma faixa laranja e uma mancha vermelha na ponta do bico. Na mandíbula, há uma região azulada na porção posterior à ponta do bico. A maior parte de sua plumagem é negra, sendo a região da garganta e do pescoço amarelada. Na região do peito, há uma faixa avermelhada fina.
-
Tucano-chocó (Ramphastos brevis): destaca-se por seu bico com uma diagonal lateral marrom-escuro ou preta. A região do restante da maxila é a amarelada e a mandíbula é marrom-escuro ou preta. A região do pescoço, peito e garganta dessa espécie é amarelada, com a presença de uma faixa branca seguida de uma vermelha.