O tubarão-branco (Carcharodon carcharias) é um grande predador, considerado o maior peixe predador do nosso planeta. Esse animal, um tipo de peixe cartilaginoso, está no topo da cadeia alimentar e pode ser encontrado em mares tropicais, subtropicais e temperados, desde a zona de surfe até profundidades de cerca de mil metros.
→ Características gerais
O tubarão-branco pode atingir, em média, 6 metros de comprimento e pesar cerca de 3 toneladas, entretanto, existem relatos de exemplares com 8 metros de comprimento. Apesar de seu tamanho, o tubarão-branco é muito ágil e pode atingir mais de 40 km/hora.
Os dentes desse animal são grandes, triangulares e serrados, e sua mordida é extremamente forte que, de acordo com estudos, pode chegar à força de 1,8 toneladas. Um fato curioso é que o tubarão-branco pode apresentar cerca de três mil dentes, que são frequentemente substituídos.
Esse animal alimenta-se de diversos organismos, tais como peixes, tartarugas, aves marinhas e mamíferos, como as focas. Eventualmente, esses peixes atacam seres humanos, entretanto, de uma maneira geral, tubarões matam apenas de três a cinco pessoas por ano no planeta. Percebe-se, portanto, que os tubarões devem mais temer os seres humanos que o contrário.
Apesar do nome, os tubarões-brancos não são completamente brancos e apresentarem o ventre branco e o dorso acinzentado. Esse padrão de cor faz com que o tubarão, ao ser observado de baixo para cima, possa ser confundido com a luz solar e, de cima para baixo, com o fundo do mar.
A reprodução dos tubarões-brancos inicia-se normalmente aos 17 anos, e a idade média de vida desses animais é 30 anos. Alguns estudos sugerem ainda que eles possam viver mais de 70 anos. Normalmente, ao atingir a idade reprodutiva, a fêmea apresenta mais de 3 metros de comprimento.
O tempo de gestação dos tubarões-brancos é de cerca de um ano, e os filhotes nascem com aproximadamente 1,5 m. A fêmea pode ter de um a quatro filhotes por ninhada.
→ Espécie vulnerável
Atualmente, o tubarão-branco é classificado como vulnerável na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção da International Union for Conservation of Nature (IUCN). Apesar de ser uma espécie protegida em alguns lugares do mundo, há muitos registros de morte de tubarões-brancos, muitas vezes decorrentes do medo que muitas pessoas têm desses animais.
Além disso, as mandíbulas e dentes são muito utilizadas em decoração, a pele é usada para produzir couro, o fígado para a retirada do óleo e as barbatanas para alimentação. As barbatanas são frequentemente usadas por orientais por causa da crença em seus poderes afrodisíacos.