O tecido cartilaginoso, tipo de tecido conjuntivo rígido que é originado do mesênquima, é encontrado em várias partes do corpo, como orelha e nariz. Não possui vasos sanguíneos e linfáticos, além de não apresentar nervos.
A matriz cartilaginosa é rica em glicoproteínas e fibras, que determinam a consistência e a flexibilidade da cartilagem. Além disso, de acordo com as características da matriz, esse tecido pode ser classificado em três tipos básicos: cartilagem hialina, cartilagem elástica e cartilagem fibrosa.
A cartilagem hialina apresenta matriz com delicadas fibrilas de colágeno tipo II e é o tipo mais comum do nosso corpo. É responsável por formar o primeiro esqueleto do embrião durante o desenvolvimento e por compor o disco epifisário, estrutura responsável pelo crescimento de ossos. Em um indivíduo adulto, esse tipo de cartilagem é encontrado no nariz, traqueia, brônquios, costelas e na região de articulações móveis.
Envolvendo as cartilagens hialinas, exceto as articulares, encontramos o pericôndrio. Esse tecido é um tipo de tecido conjuntivo que fornece novos condrócitos à cartilagem, além de levar alimento e oxigênio e eliminar produtos metabólicos provenientes da atividade celular. Nesse tecido, diferentemente das cartilagens, observa-se a presença de vasos e nervos.
A cartilagem elástica apresenta matriz com fibrilas de colágeno e uma grande quantidade de fibras elásticas. Assim como a cartilagem hialina, observa-se a presença de pericôndrio. Esse tipo de cartilagem é encontrado no ouvido, na epiglote e na região da laringe.
A cartilagem fibrosa, por sua vez, possui matriz com fibras colágenas tipo I formando feixes e não apresenta pericôndrio. Esse tipo de cartilagem é encontrado nos discos intervertebrais presentes entre as vértebras, no local onde tendões e ligamentos inserem-se nos ossos e na sínfise pubiana.
Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto: