Os sistemas do corpo humano são um conjunto de órgãos relacionados que têm papel específico na homeostasia. Isso significa que eles trabalham juntos em funções determinantes para a manutenção da vida.
As estruturas que fazem parte do corpo humano são organizadas em diferentes níveis, sendo eles: o nível químico, o molecular, o tecidual, o de órgãos e, finalmente, o de sistemas, que estudaremos a seguir.
O corpo humano pode ser comparado a uma máquina, sendo assim, seus sistemas são como as engrenagens que garantem um funcionamento perfeito.
Os sistemas do corpo humano são:
-
Sistema excretor;
-
Sistema reprodutor;
-
Sistema muscular e esquelético;
Tópicos deste artigo
Sistemas do corpo humano
-
Sistema nervoso
O sistema nervoso pode ser dividido em duas grandes porções: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central (SNC) é divido em encéfalo e medula espinhal; e o sistema nervoso periférico (SNP), em nervos periféricos, gânglios e terminações nervosas.
A principal função do sistema nervoso é controlar as muitas atividades do corpo. Por meio dele é possível perceber estímulos externos, interpretá-los e elaborar respostas específicas, podendo ser voluntárias, como sorrir, andar, falar etc., ou involuntárias, aquelas que fazemos sem perceber, automaticamente, como respirar, piscar, espirrar, bater o coração etc.
Além disso, o sistema nervoso, mais especificadamente uma região do cérebro conhecida como hipotálamo, é responsável pela manutenção da temperatura corporal. Já a medula espinhal conduz os impulsos nervosos do corpo ao encéfalo e do encéfalo de volta ao corpo.
-
Sistema cardiovascular
O sistema cardiovascular ou sistema circulatório é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos, e o coração é o principal órgão desse sistema. Trata-se de um órgão muscular divido em quatro câmaras: átrio direito, átrio esquerdo, ventrículo direito e ventrículo esquerdo. A principal função do coração é bombear o sangue rico em oxigênio e nutrientes através das artérias.
-
Sistema respiratório
O sistema respiratório é dividido em superior — que inclui a cavidade nasal, faringe e laringe — e inferior — que inclui a traqueia, brônquios e pulmão. O sistema respiratório é separado, ainda, em duas porções: uma condutora e outra respiratória. Na parte condutora, podemos citar a laringe e a traqueia, e na parte respiratória temos os bronquíolos respiratórios e alvéolos. Sua principal função é a captação do oxigênio bem como sua umidificação, filtração e aquecimento. É nos pulmões que ocorrem as trocas gasosas do gás carbônico pelo oxigênio via difusão pelo sangue.
-
Sistema digestório
Composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino grosso, intestino delgado e ânus. Sua principal função é digerir os alimentos e absorver os nutrientes retirados dele. Esse processo já tem início na boca, com a digestão dos carboidratos por meio da saliva e com auxílio dos dentes. O processo de digestão conta com quatro etapas: deglutição, ingestão, digestão e absorção.
-
Sistema endócrino
Responsável pela secreção dos hormônios, é composto por glândulas como pâncreas, tireoide, hipófise, hipotálamo, suprarrenais. As glândulas possuem papel específico, atuando em órgãos e tecidos alvos. O metabolismo, por exemplo, é o termo utilizado para descrever todas as reações químicas que acontecem em nosso organismo.
-
Sistema excretor
Os sistemas excretor e urinário, muitas vezes, são descritos como o mesmo sistema, porém existem situações em que são descritos de forma separada, e, por isso, abordaremos ambas as nomenclaturas e descrições respectivas sobre eles, mas vale lembrar que classificar os dois juntos não está errado, e, na maioria dos livros, o sistema excretor é descrito também como o urinário.
O sistema excretor tem como principal função “limpar” o sangue das substâncias indesejadas, ou seja, que não têm mais utilidade. Os restos da digestão e das reações metabólicas, por exemplo, são eliminados através da urina, permitindo um metabolismo saudável. Os órgãos que compõem esse sistema são os rins e as vias urinárias.
-
Sistema urinário
É composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. Como mencionado, esse sistema, assim como o excretor, elimina as substâncias químicas do sangue, porém também é responsável por regular o volume e a composição do sangue. As regulações da concentração dos íons presentes nos líquidos também são de responsabilidade dos rins. O sistema urinário produz a urina por meio dos rins, armazena-a por meio da bexiga, e elimina-a através dos ureteres e uretra.
-
Sistema reprodutor
É o responsável pela reprodução da vida. O sistema reprodutor feminino é composto por útero, ovários, vagina e tubas uterinas. O masculino é composto pelo pênis, testículos, uretra, próstata, vesícula seminal, canais deferentes, e epidídimo. Ambos os sistemas produzem hormônios que controlam o metabolismo.
-
Sistemas muscular e esquelético
Ambos os sistemas têm como objetivo a sustentação e a movimentação do corpo humano. O sistema esquelético é composto pelos ossos e permite a sustentação e proteção dos órgãos e cavidades. Dentro dos ossos, encontramos ainda células sanguíneas e minerais. Os músculos, por sua vez, têm como principal função permitir a movimentação dos membros, trabalhando em conjunto com os ossos, tendões, ligamentos e articulações, mas também permite mantermos a postura.
-
Sistema sensorial
Os cinco sentidos fazem parte desse sistema. São eles: tato, olfato, paladar, audição e visão. É por meio dos sentidos que as mensagens são levadas ao sistema nervoso para serem interpretadas.
-
Sistema imunológico e linfático
O sistema imunológico é o responsável pela proteção do nosso corpo, isso porque ele é encarregado da produção dos anticorpos, que combatem os agentes externos que podem causar infecções, como os fungos, vírus e bactérias, e também substâncias estranhas. A principal função do sistema linfático é a drenagem do excesso de fluidos corporais, através da linfa, e sua devolução para o sangue, além de participar da resposta imunológica, pois contém os linfócitos.
-
Sistema tegumentar
É constituído pelo maior órgão do corpo humano — a pele — e por anexos, como unhas e cabelo. Ele é responsável pelo revestimento do corpo, agindo como uma barreira, e atua no controle de temperatura corporal.
Exercícios resolvidos sobre os sistemas do corpo humano
Questão 1
(Enem) Para que todos os órgãos do corpo humano funcionem em boas condições, é necessário que a temperatura do corpo fique sempre entre 36 ºC e 37 ºC. Para manter-se dentro dessa faixa, em dias de muito calor ou durante intensos exercícios físicos, uma série de mecanismos fisiológicos é acionada.
Pode-se citar como o principal responsável pela manutenção da temperatura corporal humana o sistema:
a) Digestório, pois produz enzimas que atuam na quebra de alimentos calóricos.
b) Imunológico, pois suas células agem no sangue, diminuindo a condução do calor.
c) Nervoso, pois promove a sudorese, que permite perda de calor por meio da evaporação da água.
d) Reprodutor, pois secreta hormônios que alteram a temperatura, principalmente durante a menopausa.
e) Endócrino, pois fabrica anticorpos, que, por sua vez, atuam na variação do diâmetro dos vasos periféricos.
RESPOSTA:
Letra C. O responsável pela manutenção da temperatura corporal é o sistema nervoso, que capta os sinais externos e internos e promove a sudorese.
Questão 2
(Uece 2020) São exemplos de estruturas do sistema respiratório humano:
a) faringe, pâncreas e alvéolos.
b) laringe, pulmões e faringe.
c) traqueia, rins e brônquios.
d) pulmões, esôfago e fossas nasais.
RESPOSTA:
Letra B. Fazem parte do sistema respiratório: cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmão.