O sistema tegumentar é formado pela pele e seus anexos, que são as unhas, glândulas sudoríparas, mamárias e sebáceas, os pelos e receptores sensoriais. As funções do sistema envolvem a proteção do organismo.
Como a pele é o maior órgão do corpo humano, ela é o principal órgão desse sistema. A pele é dividida em três camadas: epiderme, derme e tela subcutânea, também conhecida como hipoderme. Entre as doenças que estão relacionadas ao sistema tegumentar estão as dermatites, psoríase, acne, micoses e câncer.
Leia também: Quais são os sistemas do corpo humano?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o sistema tegumentar
- 2 - O que é o sistema tegumentar?
- 3 - Funções do sistema tegumentar
- 4 - Componentes do sistema tegumentar
- 5 - Doenças relacionadas ao sistema tegumentar
- 6 - Exercícios resolvidos sobre sistema tegumentar
Resumo sobre o sistema tegumentar
-
O sistema tegumentar é composto pela pele (maior órgão do corpo humano) e seus anexos: unhas, pelos, receptores sensoriais e glândulas.
-
A pele é composta pela epiderme, derme e hipoderme.
-
As principais funções do sistema tegumentar são a proteção e seu papel na percepção sensorial e de termorregulação.
-
Existem várias doenças relacionas ao sistema tegumentar. As mais comuns são: as dermatites, a acne, as micoses e o câncer.
O que é o sistema tegumentar?
O sistema tegumentar é aquele formado pela pele e seus anexos (unhas, glândulas sudoríparas, mamárias e sebáceas, pelos e receptores sensoriais). Esse sistema se relaciona não só aos seres humanos, mas também aos demais seres vivos, pois participa dos seus revestimentos, como as penas das aves e as escamas dos peixes.
Relaciona-se com o sistema endócrino, devido à presença das glândulas, e com o sistema sensorial, especialmente pelo sentido do tato.
Funções do sistema tegumentar
As funções do sistema tegumentar estão associadas principalmente à proteção dos organismos. Essa proteção funciona não só como barreira física contra os agentes externos, como os raios ultravioletas e microrganismos patogênicos, mas também contra a desidratação e a hidratação em excesso.
A regulação da temperatura corporal por meio da produção do suor, eliminando água e sais minerais, também é uma atribuição desse sistema, que funciona como um mecanismo de evaporação, fazendo com que o corpo perca energia térmica.
As percepções dos estímulos dolorosos, do toque, de frio e de calor fazem parte do sistema tegumentar, assim como a absorção de substâncias e a síntese da vitamina D.
O sistema tegumentar tem ainda função de absorver os impactos externos que o corpo sofre. A pele também atua como sistema de defesa; para isso conta com a presença das células presentes em sua camada mais profunda.
Leia também: Corpo humano — os órgãos e sistemas que o formam
Componentes do sistema tegumentar
-
Pele: o principal componente do sistema tegumentar. É dividida em três camadas:
-
Epiderme: essa é a camada mais superficial da pele e exclusiva ao contato com o meio externo. Essa região é avascularizada, ou seja, não possui vasos sanguíneos. É constituída pelo epitélio escamoso estratificado queratinizado, que significa que é formado por células justapostas e pobres em substância extracelular. As células da epiderme são ricamente queratinizadas — consequentemente, resistentes — e estão em constante processo de descamação e renovação. A melanina, pigmento que dá cor à pele e é produzido pelas células chamadas de melanócitos, também está localizada nessa camada. As células de Langerhans, que têm como função a defesa imunológica, e as células de Merkel, que têm papel neurossensorial e estão próximas às terminações nervosas da pele, também se localizam na epiderme.
-
Derme: a derme é a camada mais profunda da pele e é formada pelo tecido conjuntivo, rico em tecido vascular. É nessa camada que se encontram as glândulas, as terminações nervosas e os folículos pilosos. Ainda na derme, podemos encontrar o colágeno e a elastina, que dão suporte à epiderme.
-
Tela subcutânea ou hipoderme: essa camada é composta pelas células de gordura, que realizam a reserva de energia. Formada pelo tecido conjuntivo frouxo, armazena nutrientes e oferece proteção aos vasos sanguíneos mais profundos e nervos. Devido às propriedades isolantes da gordura, essa camada também auxilia na regulação da temperatura, retendo o calor e reduzindo sua perda para o meio.
-
-
Unhas: as unhas são lâminas queratinizadas que têm como função proteger as pontas das falanges distais das mãos e dos pés. Além disso, ajudam na manipulação de pequenos objetos. São células mortas e, por isso, também são ausentes de sensibilidade, ou seja, não doem quando são quebradas ou quando as cortamos.
-
Glândulas: algumas das glândulas exócrinas, diferentemente das endócrinas, lançam através de seus ductos as secreções para fora do corpo ou para o interior de alguma cavidade. Algumas delas são descritas como anexos do sistema tegumentar. São elas:
-
Sebáceas: estão situadas junto aos folículos pilosos e expelem conteúdo gorduroso, também chamado de sebo.
-
Sudoríparas: secretam o suor.
-
Mamárias: sua função é a produção do leite materno após a gestação. Também podem ser encontradas nos homens, porém em menor quantidade.
-
Ceruminosas: secretam o cerúmen, ou a cera de ouvido.
-
Vestibulares nasais: produzem os fluidos constantes que lubrificam as paredes nasais.
-
-
Pelos: são estruturas flexíveis formadas por células queratinizadas e que estão implantadas na derme. Possuem uma raiz (folículo piloso) e uma haste. Sua nomenclatura depende da região onde se encontram. Por exemplo: os cílios são os pelos das pálpebras, o bigode está acima do lábio superior, o cabelo está no couro cabelo, a barba está na face etc. Os pelos não crescem nas palmas das mãos e dos pés.
Doenças relacionadas ao sistema tegumentar
Falaremos agora de algumas das doenças que estão diretamente relacionadas com o sistema tegumentar.
-
Dermatites: são as inflamações que acometem a pele em diversas regiões do corpo. Não são transmissíveis, e sua origem pode ser variada. As mais comuns são a dermatite de contato, decorrente do contato com alguma substância irritativa; a seborreica, que são lesões descamativas principalmente no couro cabeludo; e a atópica, provocada pelo processo inflamatório da pele, causando a coceira. O tratamento pode ser tópico, por meio do uso de pomadas, e oral, por meio da ingestão de medicamentos.
-
Psoríase: é uma doença de pele crônica, não contagiosa e com sintomas que aparecem e desaparecem de tempos em tempos. Caracteriza-se pela presença de manchas vermelhas e que descamam na pele. Sua causa é desconhecida, porém acredita-se em uma pré-disposição familiar e ação por questões emocionais. Seu tratamento pode ser realizado com medicamentos tópicos ou sistêmicos. Não há como prevenir a psoríase, porém é possível controlar sua reincidência. Alguns dos locais atingidos são couro cabeludo, joelhos e cotovelos. Para saber mais sobre a psoríase, clique aqui.
-
Acne: geralmente ocorre na fase da puberdade, porém pode ocorrer em qualquer outra fase da vida. Está associada ao desequilíbrio hormonal. A acne acontece por causa da produção exacerbada de sebo pelas glândulas sebáceas e consequente obstrução dos poros. Quando em contato com as bactérias presentes em nossa pele, isso causa uma inflamação local, formando as lesões características da acne. O tratamento da acne pode ser complexo, tendo em vista os fatores hereditários e genéticos, assim como os hábitos pessoais e estilo de vida, sendo necessária, na maioria dos casos, a realização de tratamentos periódicos, com a utilização de fármacos específicos. Para saber mais sobre a acne, clique aqui.
-
Micoses: estão associadas às infecções fúngicas e podem acometer a pele, o cabelo e as unhas. Esse tipo de patologia ocasiona machas brancas ou vermelhas, acompanhadas de coceira e fissuras, como no caso das frieiras, também conhecidas como pé de atleta. As micoses podem ser transmissíveis e, em sua maioria, estão relacionadas à falta de higiene pessoal. Locais úmidos e quentes são propícios para a proliferação dos fungos. O tratamento das micoses costuma ser longo, porém eficaz, entretanto os fungos podem se tornar agressivos, causando infecções mais graves e resistentes aos antifúngicos. Quando não tratadas, as micoses podem causar infecções bacterianas, devido à abertura de vias de entrada decorrentes das lesões ocasionadas pela coceira. Para saber mais sobre a acne, clique aqui.
-
Câncer: pode ser ocasionado pela exposição excessiva aos raios ultravioletas transmitidos pelo Sol, porém outros fatores podem estar associados ao desenvolvimento dessa doença, como a multiplicação desordenada das células, que facilita a ocorrência das mutações genéticas no DNA, alterando as atividades celulares; histórico familiar; doenças de pele, como o vitiligo e o albinismo; e o tratamento com medicações imunossupressoras. Alguns tipos de câncer têm cura e outros não, porém tratamentos como a radioterapia, a quimioterapia e até as cirurgias são medidas adotadas no combate a essa patologia. Para saber mais sobre o câncer de pele, clique aqui.
ATENÇÃO: Existe ainda uma série de doenças que podem acometer o sistema tegumentar, então ao menor sinal de alteração ou aparecimento de lesões em sua pele, unha ou cabelo, procure um médico especialista.
Exercícios resolvidos sobre sistema tegumentar
Questão 1
(UTFPR 2011) A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela é constituída pela epiderme, externamente, e pela derme, internamente. Associadas à pele, existem glândulas anexas com funções importantes. São glândulas associadas à pele:
a) mucosas e sebáceas.
b) sudoríparas e sebáceas.
c) mucosas e sudoríparas.
d) mucosas e salivares.
e) salivares e sudoríparas.
Resposta: B
As glândulas sudoríparas e sebáceas fazem parte dos anexos do sistema tegumentar.
Questão 2
(Idecan 2014) A epiderme é a camada mais superficial da pele. Quais células da epiderme desempenham papel na transmissão das mensagens sensoriais?
a) linfócitos.
b) fibroblastos.
c) melanócitos.
d) células de Merkel.
e) células de Langerhans.
RESPOSTA: D
As células de Merkel têm papel neurossensorial e estão próximas às terminações nervosas da pele.