A saburra lingual é uma das principais causas da halitose, problema conhecido também como mau hálito. Geralmente, a presença de saburra lingual é ignorada, pois existe sempre um maior cuidado com os dentes e gengivas, e poucas são as pessoas que ficam atentas ao cuidado com a língua.
Tópicos deste artigo
→ O que é a saburra lingual?
A saburra lingual é formada principalmente por bactérias, células epiteliais e restos alimentares. Normalmente, ela é definida como um material viscoso de cor geralmente esbranquiçada ou amarelada que fica aderido ao dorso da língua. Muitos descrevem-na ainda como uma espécie de tapete na língua que a torna esbranquiçada.
Essa condição é um fenômeno normal, sendo observada sua formação principalmente nas regiões médias e posteriores da língua. A língua é local perfeito para o desenvolvimento de micro-organismos, pois eles ficam frequentemente aderidos às papilas gustativas, as quais são muitas vezes difíceis de higienizar.
Vale salientar que, apesar de ser uma condição muitas vezes normal, sua permanência torna-se um problema. A presença de bactérias na língua facilita a disseminação bacteriana para outras partes. Por estarem próximos à orofaringe, os micro-organismos presentes no dorso da língua podem ser facilmente aspirados. Alguns indivíduos, ao serem entubados, por exemplo, podem ter bactérias levadas para o pulmão, o que desencadeia sérios danos à saúde.
Geralmente, a presença de saburra lingual está associada a problemas relacionados com a higiene bucal. Entretanto, em condições como jejum prolongado, excesso de alimentação pastosa, situações de estresse e depressão, pode-se observar a presença da saburra.
→ Como evitar a formação de saburra lingual?
A saburra lingual pode ser evitada principalmente com uso de limpadores ou raspadores de língua, que devem ser passados no sentido do fundo da língua até a ponta (Veja figura no início do texto). É importante higienizar a língua sempre que for feita a limpeza dos dentes.
É necessário frisar que os limpadores são eficientes na limpeza da língua, porém, podem causar danos se não usados adequadamente. O uso incorreto pode levar a escoriações e descamação na língua, fazendo com que o mau hálito piore e a pessoa sinta dificuldade ao alimentar-se por causa da sensibilidade nesse órgão.
Além da limpeza da língua, existem outras formas de evitar a formação da saburra. Entre elas, podemos citar: beber muita água, diminuir alimentação pastosa e adotar medidas que diminuam o estresse. Além disso, é fundamental sempre consultar um dentista.