Respiração celular

A respiração celular é um processo em que ocorre a oxidação completa da glicose e a liberação de energia para a célula.

Algumas etapas da respiração celular ocorrem na mitocôndria
Algumas etapas da respiração celular ocorrem na mitocôndria

A respiração celular é um processo em que a célula produz energia a partir da glicose e na presença de oxigênio. Esse processo, que ocorre no citoplasma e nas mitocôndrias, é extremamente importante e complexo, sendo responsável pela oxidação completa da glicose, a qual obedece à seguinte reação:

C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 +6H2O + ENERGIA

A seguir listaremos as três etapas da respiração: glicólise, ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa.

Glicólise

A glicólise é uma etapa que ocorre no citoplasma das células e é realizada em todos os seres vivos. Nessa etapa, nenhum oxigênio é utilizado (etapa anaeróbia), e a glicose é convertida em ácido pirúvico após a realização de dez reações químicas distintas.

Inicialmente a glicose (C6H12O6) é ativada pela adição de dois fosfatos, os quais são derivados de duas moléculas de ATP. A glicose quebra-se em moléculas de ácido pirúvico, processo no qual são produzidas quatro moléculas de ATP. Em virtude do gasto inicial de 2 ATP, temos um saldo energético de 2 ATP nessa etapa. Na glicólise, ocorre ainda a redução de NAD+ (Nicotinamide Adenine Dinucleotide), um aceptor de elétrons, a NADH.

A equação global da glicólise pode ser escrita da seguinte maneira:

C6H12O6+ 2 NAD+ 2ADP + 2Pi → 2C3H4O3 + 2ATP +2 NADH +2H+

Ciclo de Krebs

O ciclo de Krebs ocorre nas mitocôndrias e envolve uma série de reações
O ciclo de Krebs ocorre nas mitocôndrias e envolve uma série de reações

As duas moléculas de ácido pirúvico formadas no citoplasma durante o processo de glicólise adentram na mitocôndria em direção à matriz mitocondrial. Na matriz, uma das moléculas reage com a coenzima A (CoA), produzindo acetil-CoA e gás carbônico (CO2). Nessa reação, uma molécula de NAD+ captura dois elétrons de alta energia e um íon H+, transformando-se em NADH.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ciclo de Krebs inicia-se quando a acetil-CoA e o ácido oxalacético reagem, liberando uma molécula de coenzima A e produzindo uma de ácido cítrico. Posteriormente, ocorrem oito reações, responsáveis pela liberação de duas moléculas de gás carbônico, elétrons e íons H+. No final do processo, o ácido oxalacético é recuperado.

Os elétrons e íons H+ produzidos no processo são capturados pelo NAD+, formando NADH, e pelo FAD (dinucleotídio de flavina-adenina), que se transforma em FADH2. O FAD, assim como o NAD, é um aceptor de elétrons. Forma-se, ainda, uma molécula de GTP (Guanosine triphosphate), a qual é muito semelhante ao ATP.

Fosforilação oxidativa

Para garantir a produção de ATP, faz-se necessária a reoxidação das moléculas de NADH e FADH2. Nesse processo, os elétrons com alta energia que foram aceitos pelo NAD+ e pelo FAD deslocam-se por níveis decrescentes de energia até o oxigênio. A condução dos elétrons até o gás oxigênio é feita por meio da cadeia transportadora de elétrons, que pode ser definida como uma sequência de proteínas dispostas nas cristas mitocondriais. Nesse processo, há grande liberação de energia, o que gera movimentação de prótons que desencadeiam a formação de ATP.

Rendimento energético

Cada molécula de glicose é responsável por gerar 30 moléculas de ATP: 2 ATPs formados na glicólise, 2 ATPs formados no ciclo de Krebs (um GTP para cada molécula de acetil-COA) e 26 moléculas de ATP obtidas na passagem pela cadeia respiratória.


Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Cadeia respiratória

Saiba aqui como ocorre a cadeia respiratória, a terceira etapa da respiração celular.

Ciclo de Krebs

Clique aqui e entenda o que é o ciclo de Krebs, quais são suas etapas, o motivo pelo qual é chamado de ciclo do ácido cítrico e seu rendimento total.

Células vegetais

Aprenda mais sobre as células vegetais aqui! Neste texto conheceremos as características desse tipo celular e o que o diferencia da célula animal.

Fermentação

Fermentação, Substâncias orgânicas, Liberação de energia, Oxigênio, Síntese anaeróbia, Fungo, Bactérias, Protozoários, Álcool etílico, Ácido lático, Lactobacilos, Sacchomyces cerevisiae, Levedura, Contração muscular, Piruvato, Fadiga muscular.

Fotossíntese

Clique aqui e entenda mais sobre o processo de fotossíntese. Neste texto exploraremos cada uma das suas importantes etapas.

Glicose

Aprenda mais a respeito da glicose, uma molécula extremamente importante para a produção de energia na célula. Neste texto, falaremos sobre o que é glicose, suas funções, o transporte de glicose na célula e o processo de glicólise. Além disso, abordaremos importantes temas como hiperglicemia, hipoglicemia e diabetes.

Glicólise

Clique aqui e saiba o que ocorre na glicólise, uma das etapas da respiração celular.

Inspiração e expiração

Confira a diferença entre inspiração e expiração e aprenda mais sobre a respiração pulmonar.

Metabolismo

Compreenda o que é metabolismo, a sua importância para o funcionamento adequado do corpo, bem como a diferença entre anabolismo e catabolismo.

Mitocôndria

Saiba mais sobre a mitocôndria, organela que fornece energia para as células realizarem suas atividades metabólicas.

Teoria endossimbiótica

Entenda o que é a teoria endossimbiótica e as principais evidências que sustentam essa teoria.