O resfriado é uma doença respiratória provocada pelo rinovírus (mais frequentemente), parainfluenza, coronavírus, vírus sincicial respiratório, adenovírus ou enterovírus. Geralmente sua ocorrência está relacionada à baixa imunidade, muitas vezes decorrente do cansaço, estresse ou mesmo má alimentação.
Seu contágio se dá quando a pessoa inala ou ingere partículas virais liberadas juntamente com as secreções nasais ou bucais de pessoas acometidas. Ele também pode se dar de forma indireta, ou seja: ao entrar em contato com mãos ou objetos previamente contaminados.
O vírus provoca lesões nos tecidos do nariz e da garganta, o que gera coriza e/ou entupimento do nariz, dor de garganta, espirros e tosse. Dor no corpo e de cabeça também podem se manifestar, mais raramente. Tais sintomas raramente ultrapassam uma semana.
Quanto ao tratamento, este se foca no repouso, na hidratação do paciente, na boa alimentação e em medidas que diminuem o desconforto, como gargarejos e uso de sprays nasais e anti-inflamatórios.
Não existem fármacos e tampouco vacinas eficazes na prevenção dos resfriados. No entanto, algumas medidas podem reduzir a probabilidade de se adquirir essa infecção.
São elas:
- Lavar frequentemente as mãos;
- Evitar contato próximo com pessoas acometidas;
- Não levar as mãos à boca, olhos ou nariz;
- Evitar aglomerações;
- Não compartilhar copos ou outros objetos com pessoas resfriadas.
Resfriado x gripe
Os sintomas do resfriado são semelhantes aos da gripe, mas esta é provocada unicamente pelo Influenzavírus. Além disso, a gripe se manifesta subitamente, com sintomas mais intensos e incapacitantes - incluindo aí febre alta.