O Reino Fungi, ou reino dos fungos, como o nome sugere, tem como representantes os fungos. Esses seres vivos são eucariontes e heterotróficos; e podem ser uni ou multicelulares; aeróbicos ou anaeróbicos facultativos. São típicos de ambientes úmidos e quentes, e algumas espécies são parasitas.
Este reino possui um grande número de seres vivos, sendo, depois do Reino Animal, o mais expressivo. Na Biologia, a área responsável pelo seu estudo é a Micologia.
Fungos multicelulares são formados por filamentos constituídos, geralmente, por quitina. Eles são denominados hifas, e seu conjunto, micélio. Este pode ser do tipo vegetativo, cujas hifas se encontram submersas no substrato, retirando dali seu alimento; ou reprodutor. Neste último caso, ele é responsável pela formação de esporos e, em algumas espécies, durante a reprodução sexuada, formam os corpos de frutificação. Cogumelos e orelhas de pau são exemplos dessas estruturas.
Quanto à classificação, esse grupo está em constantes modificações, sendo o critério atualmente mais aceito o que os divide nos Filos Cythridiomycota, Zygomicota, Ascomycota, Basidiomycota e Deuteromycota. Este último grupo tem como representantes fungos que ainda não possuem classificação definida. Por isso, não se trata de um filo com valor real, e tende a desaparecer no futuro.
Os fungos são essenciais para a manutenção da vida na Terra, já que muitos desempenham função decompositora da matéria orgânica morta, propiciando a reciclagem de nutrientes; outros atuam em conjunto com organismos de espécies diferentes, exercendo funções ecológicas importantes; muitos servem de alimento para seres vivos, inclusive para a nossa espécie; e há aqueles que causam doenças; dentre muitos outros aspectos. Além disso, são muito requeridos na fabricação de alimentos e bebidas, além de fármacos, como antibióticos.
Nesta seção você encontrará um bom acervo sobre esse grupo de seres vivos, e aprenderá muitos aspectos interessantes de sua biologia.