Ao citar organismos capazes de sintetizar moléculas orgânicas a partir de gás carbônico e água, os organismos fotossintetizantes são imediatamente lembrados. Entretanto, alguns seres vivos realizam essa síntese sem utilizar a energia da luz. Nesse caso, eles efetuam um processo chamado de quimiossíntese.
Tópicos deste artigo
→ O que é a quimiossíntese?
O termo quimiossíntese é empregado para se referir à síntese de moléculas orgânicas a partir de gás carbônico e água por meio da utilização da energia química proveniente da oxidação de compostos inorgânicos. Os organismos que fazem esse tipo de síntese costumam utilizar compostos como NH4+, H2, H2S e Fe2+.
A quimiossíntese é um processo de autotrofia, ou seja, o organismo não necessita ingerir outros seres vivos para conseguir matéria orgânica. Assim, os organismos que fazem quimiossíntese são a base de cadeia alimentar em muitas áreas, principalmente em locais onde a luz não chega, como o fundo dos oceanos.
→ Que organismos realizam a quimiossíntese?
Normalmente, a quimiossíntese é realizada por bactérias conhecidas como bactérias quimiossíntetizantes, quimioautotróficas, quimiolitotróficas ou quimiolitoautotróficas. Esses seres podem ser variados e diferenciam-se pelo tipo de composto inorgânico que oxidam a fim de obter energia. Exemplos dessas bactérias:
-
Bactérias nitrificantes: obtêm a energia a partir de compostos como amônia e nitrito. A grande maioria das espécies de bactérias nitrificantes é quimiolitotrófica facultativa, pois pode também utilizar fontes orgânicas.
-
Bactérias oxidantes de hidrogênio: são capazes de oxidar o hidrogênio. As bactérias típicas desse grupo são quimiolitotróficas facultativas, ou seja, também utilizam compostos orgânicos como forma de energia.
-
Bactérias oxidantes de enxofre: algumas bactérias oxidantes de enxofre utilizam como fonte de energia o tiossulfato, o enxofre elementar e o sulfeto metálico.
-
Bactérias oxidantes de ferro: são encontradas em ambientes de pH ácido ou, ainda, em locais com baixa quantidade de oxigênio.
Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada: