As células são consideradas as unidades estruturais dos seres vivos. Elas são formadas por substâncias inorgânicas, como a água e alguns minerais; e orgânicas: os carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos. Essas substâncias propiciam a realização de inúmeras transformações físicas e químicas que ocorrem em nível celular, e que permitem o funcionamento dos organismos vivos.
Na Biologia, a área responsável pelo estudo de tais substâncias, incluindo o metabolismo das células, é chamada Bioquímica.
De todas essas substâncias, a água é a mais abundante. Ela está presente em inúmeras reações químicas, é utilizada no processo de dissolução de substâncias, dentre outros. Sua versatilidade está bastante relacionada à constituição que apresenta e à interação entre suas moléculas.
Os sais minerais são formados por íons e desempenham funções diversas, dependendo de qual tipo se trata. Um exemplo são os íons de hidrogênio, capazes de determinar o pH do meio, de acordo com a sua concentração.
Quanto às substâncias orgânicas, os carboidratos desempenham função energética e também estrutural. Já os lipídios atuam como reserva de energia e auxiliam na regulação térmica. As proteínas podem exercer atividade enzimática, hormonal ou imunitária. As vitaminas agem na prevenção de problemas de saúde e também como cofatores de reações enzimáticas. Finalmente, os ácidos nucleicos: responsáveis pelas heranças biológicas.
Graças à Bioquímica podemos compreender o que acontece conosco em nível celular e perceber o quanto o micro está diretamente relacionado aos aspectos macroscópicos.
Saiba mais sobre os componentes e a dinâmica das células visitando os textos desta seção!