A qualidade de vida está diretamente relacionada com os hábitos adotados no dia a dia. Hábitos saudáveis, tais como uma boa alimentação e prática de exercícios físicos, são essenciais para a garantia de uma vida melhor, com menos doenças e mais disposição.
Leia também: Ficar sentado por muito tempo faz mal à saúde?
Tópicos deste artigo
- 1 - Benefícios das atividades físicas
- 2 - Tipos de exercícios físicos
- 3 - Cuidados com as atividades físicas
Benefícios das atividades físicas
A prática de exercícios físicos é frequentemente recomendada por médicos para a redução de vários problemas de saúde. Diversas doenças podem ser até mesmo evitadas com a prática frequente de exercícios físicos. Pressão alta, infartos, derrames, artrite, alguns tipos de câncer, osteoporose, diabetes e obesidade, por exemplo, são problemas que podem ser prevenidos com a realização de atividades físicas.
Além disso, sabe-se que os exercícios estão relacionados com uma melhora do sistema imunológico e, consequentemente, uma diminuição do risco de adquirir doenças virais e bacterianas, por exemplo. Os exercícios também se relacionam com o aumento da disposição, diminuição do estresse, melhora no humor, no sono, na concentração, na memória, no desempenho sexual, aumento da libido e atuam contra a depressão.
O sedentarismo está relacionado com diversas mortes prematuras. Segundo algumas pesquisas, uma pessoa que pratica exercícios físicos pode viver em média três anos a mais que uma pessoa que não pratica nenhum tipo de atividade.
Aliadas a todos os benefícios à saúde, as atividades físicas estão diretamente relacionadas com a melhora estética do corpo. Atividades bem planejadas e acompanhadas de um profissional podem fazer com que uma pessoa diminua medidas, aumente a massa muscular e consiga definir alguns músculos, conseguindo, assim, um “corpo sarado”.
Tipos de exercícios físicos
Podemos dividir os exercícios físicos em dois grandes grupos: os aeróbicos e os de carga. Esses últimos estão relacionados com a massa e a força muscular, e a musculação é um exemplo. Já os exercícios aeróbios estão relacionados com a queima de gordura, diminuição do colesterol ruim e uma melhor oxigenação do corpo. Como exemplos de exercícios aeróbicos, podemos citar a natação, corrida, dança, ginástica, bicicleta, entre outros.
Veja também: Podemos realizar exercícios quando estamos gripados?
Cuidados com as atividades físicas
Apesar dos benefícios, algumas atividades físicas necessitam de orientação médica para serem iniciadas. É fundamental a realização de exames para que sejam descartadas condições que impeçam a sua realização. Vale destacar, no entanto, que caminhadas leves podem ser realizadas, sendo evitadas apenas por pessoas que apresentam problemas graves nos joelhos e pés.
É fundamental destacarmos que, apesar de os exercícios estarem relacionados com uma melhora na saúde das pessoas, sua prática exagerada pode acarretar diversos problemas, tais como o estiramento muscular, que, por sua vez, pode desencadear uma ruptura do músculo. Sendo assim, pratique exercícios de preferência com o acompanhamento de um profissional.
Atenção: Recomenda-se que as atividades físicas sejam realizadas pelo menos três vezes por semana e que cada vez tenham duração de 30 minutos.