Algumas doenças são encontradas em várias partes do planeta; outras, no entanto, são restritas a algumas localidades. Analisando se uma enfermidade está presente apenas em um povo ou em um estado, país ou continente, podemos dizer se é ou não uma pandemia.
→ O que é uma pandemia?
Uma pandemia ocorre quando uma doença espalha-se por diversas regiões do planeta. Ela apresenta, portanto, grandes proporções, não estando restrita a apenas um país, por exemplo.
Atualmente, é preocupante a possibilidade de pandemias, pois, a cada dia, torna-se mais fácil o deslocamento de pessoas de uma área para outra. Algumas doenças, em sua fase inicial de desenvolvimento, não apresentam sintomas específicos, o que favorece que uma pessoa cruze a fronteira de um país, por exemplo, sem levantar suspeitas de estar acometido por uma doença grave.
→ Quais são os principais exemplos de pandemia?
Um exemplo clássico de pandemia é a AIDS, uma doença sexualmente transmissível que já infectou milhões de pessoas ao redor do mundo. Essa doença é causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico de um indivíduo, deixando-o propenso a infecções. É uma doença grave e sem cura, mas, com o tratamento, muitas pessoas passam grande período com o vírus sem desenvolver a doença. O local exato onde se iniciou a pandemia de AIDS ainda é alvo de muito debate, entretanto, sabe-se que a doença surgiu na África e, posteriormente, espalhou-se por todo o planeta.
Outro exemplo de pandemia foi observado em 2009 com a gripe H1N1, em que se verificou um rápido avanço de um tipo de vírus da gripe com genes de vírus suínos, aviários e humanos. O avanço da doença foi tão rápido que, em oito semanas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus já tinha alcançado cerca de 120 territórios. Na pandemia de 2009, a H1N1 matou mais de duas mil pessoas somente em nosso país. O fim da pandemia foi declarado pela OMS em 2010, um pouco mais de um ano após o seu início.
→ Qual é a diferença entre pandemia e epidemia?
Quando falamos em epidemia, fazemos referência a uma doença que apresenta uma grande quantidade de casos em uma determinada região. Esses casos excedem o esperado para aquele determinado período. Uma epidemia pode ser municipal, estadual e até mesmo nacional. Já a pandemia é uma epidemia com grandes proporções, isto é, que atinge um ou mais continentes.