Os ossos do corpo humano são formados por tecido ósseo e podem ser classificados, de acordo com o seu formato, em longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides. Eles se articulam e formam o esqueleto, o qual participa de funções como sustentação de tecidos, movimentação, proteção de órgãos internos, produção de células sanguíneas e armazenamento de sais minerais.
O esqueleto humano pode ser dividido em axial e apendicular. O esqueleto axial é constituído pelos ossos da cabeça, osso hioide, vértebras, costelas e osso esterno. O esqueleto apendicular, por sua vez, é formado pelos ossos dos membros superiores e inferiores, incluindo a cintura escapular e pélvica.
Leia também: Todos os sistemas que constituem o corpo humano
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre os ossos do corpo humano
- 2 - Classificação dos ossos do corpo humano segundo a forma
- 3 - Nomes dos ossos do corpo humano
- 4 - Características dos ossos do corpo humano
- 5 - Importância dos ossos do corpo humano
Resumo sobre os ossos do corpo humano
-
Os seres humanos adultos possuem 206 ossos em seu corpo.
-
Os ossos humanos são resistentes e atuam no suporte de tecidos, proteção dos órgãos internos, locomoção, produção de células sanguíneas e armazenamento de sais minerais, em especial cálcio e fósforo.
-
Didaticamente, o esqueleto é dividido em duas partes funcionais: o esqueleto axial e o esqueleto apendicular.
-
O esqueleto axial é formado pelos ossos da cabeça, osso hioide, vértebras, costelas e osso esterno.
-
Já o esqueleto apendicular é formado pelos ossos dos membros superiores e inferiores, incluindo a cintura escapular e pélvica.
Classificação dos ossos do corpo humano segundo a forma
Os ossos podem ser classificados de diferentes formas, sendo uma delas a classificação segundo o formato. De acordo com essa classificação, temos:
-
Ossos longos: possuem comprimento maior que a largura e espessura. Exemplos: fêmur, rádio, tíbia e fíbula.
-
Ossos curtos: apresentam comprimento, espessura e largura equivalentes. Exemplos: ossos do carpo e ossos do tarso.
-
Ossos planos: possuem largura e comprimento maiores que a espessura. Exemplos: ossos do crânio e escápula.
-
Ossos irregulares: apresentam formas peculiares que não permitem encaixá-los nas descrições anteriores. Exemplos: ossículos da orelha e vértebras.
-
Ossos sesamoides: ossos pequenos e arredondados. Exemplo: patela.
Nomes dos ossos do corpo humano
O corpo humano apresenta 206 ossos em um indivíduo adulto, os quais estão associados formando o esqueleto. Didaticamente, para facilitar a compreensão e o estudo desses ossos, eles são divididos em duas partes funcionais: o esqueleto axial e o esqueleto apendicular. O esqueleto axial é formado pelos ossos da cabeça, osso hioide, vértebras, costelas e osso esterno. Já o esqueleto apendicular é formado pelos ossos dos membros superiores e inferiores, incluindo a cintura escapular e pélvica.
→ Nomes dos ossos do esqueleto axial
-
Nomes dos ossos da cabeça
A região da cabeça é formada pelos ossos faciais e cranianos, além dos ossículos auditivos.
-
Os ossículos auditivos são: martelo (2 ossos), bigorna (2 ossos) e estribo (2 ossos).
-
Os ossos da face são: nasal (2 ossos), maxila (2 ossos), zigomático (2 ossos), mandíbula (1 osso), lacrimal (2 ossos), palatino (2 ossos), vômer (1 osso) e conchas nasais inferiores (2 ossos).
-
Os ossos do crânio são: occipital (1 osso), parietal (2 ossos), frontal (1 osso), temporal (2 ossos), esfenoide (1 osso) e etmoide (1 osso).
-
Osso hioide
O osso hioide é um osso peculiar que se destaca por não se articular com nenhum outro osso do esqueleto, sendo, portanto, um osso móvel. O osso hioide localiza-se na parte anterior do pescoço.
-
Vértebras
Vértebras são ossos irregulares que formam a coluna vertebral. No total, temos 33 vértebras, entretanto, por algumas estarem fundidas, muitos autores afirmam que nossa coluna é formada por 26 vértebras.
As vértebras podem ser divididas da seguinte maneira:
-
7 vértebras cervicais;
-
12 vértebras torácicas;
-
5 vértebras lombares;
-
5 vértebras fundidas, formando o sacro;
-
4 vértebras fundidas, formando o cóccix.
-
Costelas
O corpo humano apresenta 12 pares de costelas, as quais formam, junto com as vértebras torácicas e esterno, a caixa torácica, que, entre outras funções, garante a proteção do coração e pulmões. As costelas podem ser classificadas em verdadeiras, falsas e flutuantes.
As costelas chamadas de verdadeiras são aquelas que se conectam diretamente ao osso esterno por meio de suas cartilagens. São consideradas verdadeiras as costelas de I a VII. Já as costelas falsas não estão conectadas diretamente ao esterno, estando conectadas à cartilagem presente na costela localizada acima delas. São denominadas de costelas falsas as costelas VII, IX e, em algumas situações, a X. Por fim, as costelas flutuantes são aquelas que não possuem nenhuma conexão com o esterno. Essa denominação é dada às costelas XI, XII e, em algumas situações, à X.
-
Osso esterno
O esterno é um osso alongado e plano chamado popularmente de osso do peito. Junto com as costelas e vértebras, ele faz parte da composição da chamada caixa torácica.
→ Nomes dos ossos do esqueleto apendicular
-
Nomes dos ossos dos membros superiores
Os membros superiores, incluindo a cintura escapular, são formados por um total de 64 ossos. A cintura escapular é constituída pela clavícula e escápula. O braço é formado pelo úmero, enquanto o antebraço é formado pelo rádio e a ulna.
As mãos apresentam um total de 27 ossos, os quais estão divididos em ossos do carpo, ossos do metacarpo e falanges. Os ossos do carpo, que formam o punho, são oito: pisiforme, piramidal, semilunar, escafoide, hamato, capitato, trapezoide e trapézio. Formando a palma da mão, temos cinco metacarpos. Por fim, formando os dedos, temos 14 falanges, sendo três falanges por dedo, com exceção do polegar, que é formado por duas falanges.
-
Nomes dos ossos dos membros inferiores
Os membros inferiores são formados por 62 ossos, incluindo os ossos que formam a cintura pélvica. A cintura pélvica é constituída pelos ossos do quadril (esquerdo e direito), os quais são formados pela fusão de três ossos: ílio, ísquio e púbis. A nossa coxa é formada pelo fêmur, maior e mais forte osso do nosso corpo. A perna é formada pelos ossos chamados de fíbula e tíbia. Na articulação do joelho, observa-se a presença da patela, que atua na proteção dessa importante estrutura.
Cada pé é formado por 26 ossos, os quais, por sua vez, são divididos em ossos tarsais, metatarsais e falanges. Os ossos tarsais estão localizados na porção proximal do pé e são sete: calcâneo, tálus, navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral. O meio do pé é formado por cinco ossos metatarsais. Por fim, temos 14 falanges formando os dedos, sendo cada dedo formado por três falanges, com exceção do hálux, que possui duas falanges.
Características dos ossos do corpo humano
Os ossos são estruturas presentes em nosso corpo, relacionadas, entre outras funções, com a sustentação do nosso organismo. São formados por tecido ósseo, um tipo de tecido conjuntivo que se destaca por apresentar grande quantidade de matriz extracelular, que, diferentemente de outros tecidos, apresenta-se rígida e calcificada.
Na matriz calcificada do tecido ósseo, é possível encontrar três tipos celulares: osteoblastos, osteoclastos e osteócitos. Os osteoblastos são células que atuam na formação do osso, estando relacionadas com a síntese da parte orgânica da matriz óssea. Os osteoclastos são células móveis e grandes que atuam na reabsorção do osso. Por fim, temos os osteócitos, que são células localizadas no interior de lacunas presentes na matriz óssea e que são encontradas no osso maduro.
Leia também: Estruturas que compõem o sistema esquelético
Importância dos ossos do corpo humano
Os ossos do corpo humano formam o nosso esqueleto e apresentam diversas funções fundamentais para a nossa sobrevivência. Entre as funções desempenhadas pelos ossos, podemos citar o suporte de tecidos, proteção dos órgãos internos, locomoção, produção de células sanguíneas e armazenamento de sais minerais, especialmente cálcio e fósforo.
Fontes:
JUNQUEIRA, LC; CARNEIRO, J. Histologia básica. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,
JACOB, S.W., FRANCONE, C.S., LOSSOW, W.J. Anatomia e Fisiologia Humana. 5 edição. Editora Guanabara.
MOORE, K.L, DALLEY, A.F., AGUR, A.M.R. Moore. Anatomia Orientada para a Clínica. Sétima Edição. Guanabara Koogan.