Ribossomos são estruturas celulares observadas em todos os tipos de célula. Eles são formados por RNA ribossomal e proteínas e são constituídos por uma subunidade maior e uma subunidade menor. É nos ribossomos que os aminoácidos se unem e formam as proteínas, sendo essas estruturas, portanto, as responsáveis pela síntese proteica. Ribossomos podem ser encontrados livres no citoplasma da célula, aderidos ao retículo endoplasmático e envelope nuclear ou ocorrerem no interior de plastídios e mitocôndrias.
Saiba mais: Tradução — síntese de proteínas que ocorre no citoplasma
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre ribossomo
- 2 - O que são ribossomos?
- 3 - Estrutura dos ribossomos
- 4 - Localização dos ribossomos na célula
- 5 - Função dos ribossomos
- 6 - Ribossomos bacterianos
Resumo sobre ribossomo
-
Ribossomos são formados por RNA ribossomal e proteínas.
-
São estruturas, presentes em células procarióticas e eucarióticas, relacionadas com a síntese proteica.
-
Ribossomos são compostos por uma subunidade menor e uma maior.
-
Podem ser observados livres no citoplasma da célula, no interior de mitocôndrias e plastídios ou aderidos ao retículo endoplasmático e envelope nuclear.
O que são ribossomos?
Ribossomos são componentes celulares presentes em células procarióticas e eucarióticas. Apresentam entre 20 e 30 nm e são constituídos por RNA ribossomal (rRNA) e proteínas, sendo observadas mais de 50 proteínas diferentes e diversas moléculas de rRNA em cada ribossomo. Como as células possuem milhares de ribossomos, o rRNA é o tipo de RNA mais abundante dentro de uma célula.
-
Ribossomos são organelas celulares?
Os ribossomos são estruturas que não são consideradas organelas celulares. Isso se deve ao fato de que uma organela é definida como uma estrutura envolvida por membrana, com funções especializadas e suspensa no citosol das células. A ausência de membranas, portanto, faz com que ribossomos não sejam considerados organelas.
Estrutura dos ribossomos
Ribossomos são formados por duas subunidades de tamanhos diferentes: uma subunidade maior e outra menor. Nos organismos eucariotos, o RNA ribossomal (rRNA) é sintetizado no nucléolo, e as proteínas formadoras dos ribossomos são produzidas no citoplasma. As proteínas então migram, por meio dos poros, para o núcleo, onde se associam ao rRNA. As subunidades prontas, porém separadas, saem do núcleo pelos poros e seguem para o citoplasma. Tanto em procariotos quanto em eucariotos, as duas subunidades só se tornam um ribossomo funcional quando se ligam a uma molécula de RNA mensageiro (mRNA).
Há um sítio de ligação para a molécula de RNA mensageiro e três sítios de ligação para a molécula de RNA transportador (sítios A, P e E) nos ribossomos. No sítio P, observa-se a molécula de RNA transportador (tRNA) ligada à cadeia polipeptídica que está se formando. No sítio A, por sua vez, verifica-se a presença do tRNA que está carregando o próximo aminoácido que será adicionado à cadeia em formação. Por fim, no sítio E, que é o sítio de saída, os tRNA descarregados deixam o ribossomo.
Localização dos ribossomos na célula
Como salientado anteriormente, os ribossomos estão presentes em todos os tipos celulares, ou seja, ocorrem tanto em células procarióticas como em células eucarióticas. Eles podem ser encontrados livres no citoplasma ou ainda presos ao lado externo do retículo endoplasmático e do envelope nuclear.
Em relação à sua estrutura, tanto ribossomos ligados quanto ribossomos livres são idênticos. No caso dos ribossomos livres, as proteínas produzidas por eles atuam dentro do citosol. Já os ribossomos ligados produzem, em geral, proteínas que são inseridas nas membranas, para empacotamento dentro de algumas organelas ou secreção.
Não podemos deixar de citar que mitocôndrias e plastídios, como cloroplastos, também apresentam ribossomos. Os ribossomos presentes nessas organelas são menores e muito parecidos com os aqueles presentes em organismos procarióticos.
Veja também: Tipos de RNA — mensageiro, transportador e ribossomal
Função dos ribossomos
Os ribossomos são estruturas onde as proteínas são formadas, sendo observados em maior quantidade, portanto, em células com altas taxas de síntese proteica. Os ribossomos envolvidos na síntese proteica são encontrados em grupos chamados de polirribossomos.
Ribossomos bacterianos
Em células procarióticas, há ribossomos diferentes daqueles das células eucarióticas. A primeira diferença está em seu tamanho, sendo os ribossomos procariotos menores que os eucariotos. Além disso, há diferença quanto à sua composição molecular.