Molécula de DNA

A molécula de DNA foi descoberta em meados do século XIX pelo suíço Johann Friedrich Miescher.

 O DNA é responsável pela hereditariedade
O DNA é responsável pela hereditariedade

O ácido desoxirribonucleico, conhecido simplesmente como DNA ou ADN (em português), é um tipo de ácido nucleico responsável pela hereditariedade. Ele foi descoberto no século XIX pelo suíço Johann Friedrich Miescher. É nessa molécula que são encontradas todas as informações necessárias para a síntese de proteínas, por isso, o DNA é responsável por armazenar todas as características de um indivíduo.

Assim como o RNA, o DNA é um polímero formado por nucleotídeos. Cada nucleotídeo é constituído por um açúcar, um grupo fosfato e uma base nitrogenada. No caso do DNA, o açúcar é uma desoxirribose e as bases nitrogenadas podem ser adenina (A), citosina (C), guanina (G) ou timina (T). A ordem de disposição dos nucleotídeos determina um código que será responsável pela síntese de proteínas.

O modelo que melhor descreve uma molécula de DNA é o da dupla-hélice, proposto por Crick e Watson em 1953 após analisarem dados de difração de raios X de Wilkins e Franklin. Segundo esse modelo, o DNA é formado por duas cadeias de polinucleotídios que se unem por suas bases nitrogenadas por meio das ligações de hidrogênio. A estrutura formada assemelha-se a uma escada em espiral (as bases nitrogenadas constituiriam os degraus).

As bases nitrogenadas não se unem aleatoriamente. A timina sempre se une com a adenina, enquanto a guanina sempre forma um par com a citosina. A adenina e a timina estabilizam-se realizando duas ligações de hidrogênio. A citosina e a guanina necessitam de três ligações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Observe a estrutura de uma molécula do DNA

As moléculas de DNA humano são encontradas, em maior quantidade, no núcleo celular, formando os cromossomos. Cada cromossomo é formado por uma única molécula de DNA condensada e associada a proteínas denominadas histonas. No homem, podem ser observados 22 pares de cromossomos autossômicos e um par de cromossomos sexuais, chamados de X e Y. Além do núcleo celular, o DNA humano também pode ser encontrado nas mitocôndrias. O DNA mitocondrial é uma herança genética exclusivamente materna e, diferentemente do DNA nuclear, é mais resistente à degradação, sendo essencial em estudos forenses.

Como já salientado, o DNA é o responsável por determinar a síntese de proteínas. Isso só é possível porque essa molécula produz RNA, no processo de transcrição, que migra para o citoplasma, onde guia a construção das proteínas (tradução). Assim sendo, as proteínas são produzidas graças ao RNA que é produzido a partir de uma molécula de DNA.


Videoaulas relacionadas:

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Bacteriófagos

Entenda como atuam os bacteriófagos, um grupo de vírus que se destaca por sua capacidade de infectar bactérias.

Biologia celular no Enem

Clique aqui e entenda como é abordada a biologia celular no Enem e quais pontos dessa área você não pode deixar de estudar. Ainda, resolva questões sobre o tema.

Genes

Saiba mais sobre os genes, porções de DNA que carregam as informações necessárias para a síntese de proteínas em nosso corpo.

Genótipo e fenótipo

Aprenda a diferença entre genótipo e fenótipo para ampliar seus conhecimentos em Genética e não cometer equívocos sobre o assunto!

Homozigoto e heterozigoto

Você sabe o que são indivíduos homozigotos e heterozigotos? Clique no texto e entenda a que se esses termos se referem. Confira exemplos.

Mutação

Compreenda o que é mutação, como ela ocorre e sua importância no processo evolutivo e na manutenção da variabilidade genética entre indivíduos.

RNA

Aprenda como o RNA é formado, seus tipos e principais características. Clique!

Tipos de RNA

Aprenda mais sobre os ácidos nucleicos conhecendo a fundo os diferentes tipos de RNA: RNA transportador, RNA mensageiro e RNA ribossomal.

Tradução

Compreenda mais sobre a tradução, o processo de síntese de proteínas.

Ácidos nucleicos

Clique aqui e saiba quais moléculas são chamadas de ácidos nucleicos!