Meninges são membranas que envolvem o sistema nervoso central, ou seja, o encéfalo e a medula espinhal. Essas membranas são constituídas por tecido conjuntivo e são formadas por três camadas: a dura-máter, aracnoide e a pia-máter.
→ Dura-máter
A dura-máter, meninge formada por tecido conjuntivo denso, constitui a membrana localizada mais externamente e está próxima ao osso. No crânio, a dura-máter é contínua com o periósteo dos ossos da caixa craniana; nas vértebras, ela está separada, podendo ser observado um espaço chamado de peridural. Essa membrana está em contato com outra denominada de aracnoide. O espaço virtual entre a dura-máter e a aracnoide é chamado de espaço subdural e pode ser preenchido por sangue em algumas doenças.
→ Aracnoide
A aracnoide, meninge formada por tecido conjuntivo sem vasos sanguíneos, é uma membrana intermediária que está em contato com a dura-máter e com a pia-máter. O contato da aracnoide com a pia-máter ocorre por meio de traves conjuntivas. O espaço entre essas traves é chamado de espaço subaracnoideo e apresenta líquido cefalorraquidiano, que garante a proteção do sistema nervoso central contra impactos.
→ Pia-máter
A pia-máter é a membrana mais interna, está voltada para o tecido nervoso e é muito vascularizada. Entre a membrana e os elementos do tecido nervoso propriamente dito, percebe-se a presença de astrócitos (célula da glia) que se ligam à parte interna da pia-máter. Essa membrana reveste túneis (espaços perivasculares) pelos quais os vasos sanguíneos têm acesso ao tecido nervoso.
→ Meningite
Denominamos de meningite as inflamações nas meninges, as quais podem ser originadas por diferentes agentes, tais como bactérias, vírus e fungos. As meningites bacterianas são as responsáveis pelos casos mais graves e podem ser causadas por bactérias como a Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae e Mycobacterium tuberculosis.
A transmissão da meningite ocorre normalmente de pessoa a pessoa pelo contato com secreções do doente. No caso da meningite causada por vírus, destaca-se a transmissão fecal-oral. Os principais sintomas dessa doença são febre, dores de cabeça e rigidez na nuca. O tratamento da meningite varia de acordo com o agente causador da doença.