Mastite

A mastite é uma inflamação que ocorre nas glândulas mamárias e afeta principalmente as mulheres. Ela é classificada em mastite puerperal e mastite não puerperal.

Mães em fase de amamentação são as mais afetadas por esta inflamação
Mães em fase de amamentação são as mais afetadas por esta inflamação

Mastite é uma inflamação que ocorre nas glândulas mamárias, podendo afetar mulheres e muito raramente homens. A mastite é classificada em mastite puerperal e mastite não puerperal. Embora a mastite possa ocorrer em qualquer fase da vida, a mais comum é a mastite que se desenvolve no período da amamentação, chamada de mastite puerperal.

A mastite puerperal se apresenta na época do pós-parto, durante a amamentação do bebê. Durante essa fase, um ducto mamário pode entupir e acumular leite, gerando uma inflamação e a sensação de “leite empedrado”. Essa região pode apresentar vermelhidão e inchaço. Os sintomas são febre alta, calafrio e cansaço.

Esse tipo de inflamação pode ser causado por vários fatores, mas o motivo mais comum é a forma como a mãe segura o bebê para amamentá-lo. Se o bebê não consegue abocanhar a mama, não sairá quantidade de leite necessária, causando entupimento dos ductos mamários. Traumas nos seios também podem provocar mastite.

Em mães que estão amamentando também pode ocorrer a mastite infecciosa, que é causada por micro-organismos invasores que penetram pelas rachaduras nos mamilos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em caso de inflamação no seio, a mãe não deve parar de amamentar, pois isso pode agravar  o quadro. É preciso procurar imediatamente o médico ginecologista, para que, dependendo da gravidade da mastite, sejam receitados antibióticos que não façam mal ao bebê. O médico também recomenda repouso, compressas quentes no local e às vezes analgésicos.

Na mastite não puerperal a inflamação se dá por micro-organismos que conseguem chegar até o interior da mama através de diferentes vias. O mais comum é que os micro-organismos consigam penetrar na mama pelos mamilos, mas também é possível que cheguem por via sanguínea, quando há infecções generalizadas do organismo; ou por vias linfáticas, a partir de lesões nos mamilos ou auréolas. Nesse tipo de mastite, o tratamento se dá com o uso de antibióticos, que geralmente é eficaz, mas, em alguns casos, deve haver intervenção cirúrgica.

A mastite não é uma inflamação que se restringe apenas a seres humanos. Essa inflamação pode afetar qualquer tipo de mamífero, principalmente fêmeas na época da amamentação.

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos relacionados

Cuidados no pós-parto

Os cuidados que devem ser tomados pela mãe no período pós-parto.

Câncer de mama

Amplie seus conhecimentos a respeito do câncer de mama conhecendo seus fatores de risco, sintomas, tratamentos e formas de prevenção. Aprenda sobre o Outubro Rosa.

Descolamento de Placenta

Saiba no que consiste esse problema que acomete 1% das gestações.

Enxaqueca

Síndrome neurológica que afeta aproximadamente 15% da população brasileira.

Miomas

Os tumores benignos mais frequentemente encontrados na região uterina.

TPM (tensão pré-menstrual)

Saiba o que é e como lidar com essa síndrome que acomete cerca de 80% das mulheres.