O termo lobo, de forma geral, é usado para se referir à espécie Canis lupus, também chamada de lobo-cinzento. Outras espécies de animais também são chamadas popularmente de lobos, como é o caso do lobo-vermelho e do lobo-guará.
Neste texto, utilizaremos o termo lobo como sinônimo de lobo-cinzento. O lobo-cinzento é uma espécie de mamífero que ocorre no hemisfério norte. Trata-se de uma espécie carnívora que vive em grupos que podem incluir mais de 40 indivíduos. Além disso, os lobos apresentam grande capacidade de comunicação.
Veja também: Você sabe quais são as características que definem um animal?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o lobo
- 2 - Aspectos gerais do lobo
- 3 - Taxonomia do lobo
- 4 - Comportamento dos lobos
- 5 - Alimentação dos lobos
- 6 - Reprodução dos lobos
- 7 - Espécies de lobo
Resumo sobre o lobo
-
Lobo é o nome popular usado para se referir, geralmente, à espécie Canis lupus.
-
Essa espécie ocorre no hemisfério norte.
-
O lobo é um animal carnívoro que pode caçar de maneira solitária ou em grupo.
-
Vive em alcateias, as quais podem apresentar dezenas de indivíduos.
-
É capaz de se comunicar por meio de odores, vocalizações e linguagem corporal.
-
A gestação do lobo dura entre 61 e 64 dias.
-
Na natureza, o lobo-cinzento pode viver até 13 anos. A expectativa média, no entanto, é de cinco a seis anos.
-
O lobo-vermelho ocorre apenas nos Estados Unidos.
-
O lobo-guará é uma espécie que pode ser encontrada no Brasil.
Aspectos gerais do lobo
Lobo, também chamado de lobo-cinzento, é um mamífero carnívoro que originalmente era encontrado na maior parte do hemisfério norte. Atualmente, no entanto, devido a fatores como mudanças climáticas, fragmentação de habitat e caça, ele já não é encontrado em algumas regiões.
Essa espécie está, atualmente, classificada na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) como pouco preocupante e com tendência populacional estável.
Lobos são animais relativamente grandes, apresentando comprimento total do corpo de 1 a 1,3 m nos machos e 0,87 a 1,17 m nas fêmeas. A cauda apresenta de 35 a 52 cm de comprimento. Os machos adultos podem pesar até 80 kg, enquanto as fêmeas podem pesar cerca de 55 kg. A altura dos lobos varia de 60 a 90 cm.
Os lobos-cinzentos, apesar de sua denominação, possuem pelagem que apresenta certa variação:
-
Alguns indivíduos são completamente brancos.
-
Outros apresentam mistura de branco com outras cores, como cinza, marrom e preto.
-
Em alguns casos, os lobos podem ser quase uniformemente pretos.
Leia também: Urso-polar — o maior animal carnívoro terrestre
Taxonomia do lobo
O lobo é uma das mais de 30 espécies incluídas na família Canidae. Veja, a seguir, sua classificação taxonômica completa:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Canis
Espécie: Canis lupus
Comportamento dos lobos
Os lobos vivem em alcateias, que se caracterizam por serem grupos numerosos, podendo conter até 42 indivíduos. Em média, no entanto, a alcateia apresenta entre três a 11 lobos. Nesse grupo, os progenitores lideram as atividades em um sistema de divisão de tarefas, sendo que:
-
a fêmea reprodutora é responsável pela defesa das crias;
-
o macho reprodutor é responsável pela obtenção de alimento.
Em geral, a alcateia é formada pelos progenitores, os filhotes nascidos no ano e alguns filhotes dos anos anteriores. Em alguns casos, lobos aparentados a um dos adultos reprodutores ou indivíduos não aparentados fazem parte do grupo.
Esses animais apresentam grande capacidade de comunicação. O uivo dos lobos é usado para comunicação entre os membros da alcateia e também para informar outros grupos sobre limites territoriais. Os lobos também se comunicam por linguagem corporal, incluindo expressões faciais. Além disso, a comunicação com outras alcateias é feita por meio de demarcação por cheiro.
Saiba mais: Elefante — outro animal com incrível capacidade de se comunicar
Alimentação dos lobos
Os lobos são animais carnívoros, ou seja, se alimentam de outros animais. Sua dieta varia de acordo com a área e disponibilidade de presas. Alces, bisões e bois almiscarados são exemplos de animais que fazem parte da dieta dos lobos. Para conseguir alimento, eles podem caçar de maneira solitária, em grupo, roubar presas abatidas por outros predadores e até mesmo ingerir carniça.
Você sabia que um único lobo pode consumir até 9 kg de carne em uma única refeição? |
Reprodução dos lobos
Normalmente, na alcateia, apenas um casal de adultos se reproduz. O casal reprodutor é monogâmico, entretanto, com a morte de um dos parceiros, outro indivíduo pode substitui-lo.
A maturidade sexual é atingida a partir dos 22 meses de idade, e a gestação da espécie dura entre 61 e 64 dias. Após o acasalamento, a fêmea cava uma toca, onde os filhotes se desenvolvem. A fêmea dá à luz, em média, cinco filhotes, os quais permanecem na toca por várias semanas.
De início, os filhotes, que nascem cegos e surdos, são alimentados com comida regurgitada pela mãe. Após cerca de 45 dias, os membros da alcateia fornecem carne aos filhotes. Eles começam a caçar com o grupo por volta dos dez meses de idade. Na natureza, os lobos-cinzentos podem viver até cerca de 13 anos. No entanto, a expectativa média de vida é de cinco a seis anos.
Espécies de lobo
Não é apenas o lobo-cinzento que recebe a denominação de lobo. Esse nome popular é usado também para outras espécies, como o lobo-vermelho (Canis rufus) e o majestoso lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), encontrado no Brasil. Vamos conhecer mais a respeito delas.
-
Lobo-vermelho
O lobo-vermelho (Canis rufus) é uma espécie encontrada apenas nos Estados Unidos. Esse lobo foi declarado extinto na natureza em 1980, entretanto, um programa de reintrodução levou indivíduos que se desenvolviam em cativeiro de volta a seu habitat. O lobo-vermelho se distingue do lobo-cinzento por ser menor, possuir orelhas mais longas e pelo mais curto. Seus pelos apresentam cor canela, cinza ou preta. Durante o inverno, a pelagem avermelhada é dominante.
Os machos são maiores que as fêmeas, e, em geral, os lobos-vermelhos apresentam comprimento total entre 1 e 1,3 metros e cauda de 30 a 42 cm. Apresentam altura de 66 a 79 cm e podem pesar até 40 kg.
Na natureza, os lobos-vermelhos vivem em média quatro anos. De acordo com o The Animal Diversity Web, da Universidade de Michigan, já houve registro de um indivíduo em cativeiro com 14 anos. Atualmente, a espécie está classificada pela IUCN como criticamente ameaçada.
Saiba também: Animais ameaçados de extinção — possibilidade de desaparecimento completo de uma espécie
-
Lobo-guará
O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo da América do Sul. Atualmente, é encontrado em vários países da região, como:
De acordo com a IUCN, a espécie está possivelmente extinta no Uruguai. O lobo-guará se destaca por apresentar pelagem laranja-avermelhada. Quando os filhotes nascem, são pretos e apresentam a ponta da cauda branca. Os lobos-guarás adultos podem pesar cerca de 30 kg e atingir uma altura de cerca de um metro.
Diferentemente das outras espécies de lobo citadas, o lobo-guará se alimenta de pequenos animais e também de frutos, como o araticum e a lobeira. Ele é um animal solitário e inofensivo.
Sua gestação dura cerca de dois meses, e a fêmea dá à luz, em média, apenas dois filhotes por gestação. A expectativa de vida desses animais é de cerca de 15 anos. Atualmente, a espécie está classificada como quase ameaçada pela IUCN.