Insulina

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e está relacionada com o controle de glicose no sangue. A deficiência nesse hormônio pode causar diabetes mellitus.

A insulina promove a captação da glicose pelas células do corpo
A insulina promove a captação da glicose pelas células do corpo

A insulina é um hormônio importante no controle da glicose no sangue, sendo considerada um hormônio hipoglicemiante. Ela é produzida no pâncreas e sua deficiência na produção ou ação é fundamental para o desenvolvimento de diabetes. Esse importante hormônio descoberto em 1921 é formado por 51 aminoácidos, que estão dispostos em duas cadeias polipeptídicas ligadas a pontes dissulfeto.

Pâncreas e a produção de insulina

O pâncreas é uma glândula mista, pois apresenta uma porção exócrina, que produz suco pancreático, e uma porção endócrina, que produz os hormônios insulina e glucagon. Os hormônios são produzidos nas ilhotas de Langherans, regiões formadas por diferentes tipos celulares que estão distribuídas pelo pâncreas.

Existem pelo menos três tipos celulares nas ilhotas de Langerhans: a célula alfa, beta e a delta. A insulina é produzida nas células beta e, normalmente, é liberada no corpo em situações em que os níveis de glicose no sangue estão elevados, como após uma refeição. Sendo assim, a secreção de insulina depende dos níveis de glicose sanguínea.

Ação da insulina

De uma maneira resumida, podemos afirmar que a insulina prepara o organismo para uma fase de jejum prolongado e atua de diferentes formas no organismo para atingir esse objetivo, sendo as principais:

  • Aumento da captação de glicose por tecidos não hepáticos;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Diminuição da lipólise (degradação de lipídios);

  • Inibição da produção de glicose no fígado;

  • Aumento da síntese de glicogênio;

  • Aumento da captação de glicose pelo tecido adiposo e consequente aumento na produção de triglicerídeos.

Insulina e o Diabetes Mellitus

A insulina atua, principalmente, reduzindo a quantidade de glicose no organismo. No diabetes mellitus, essa função é prejudicada em virtude da deficiência na produção ou na ação desse importante hormônio.

Quando o tratamento não é feito de maneira adequada, os níveis de glicose aumentam exageradamente, causando hiperglicemia (níveis de glicose acima do normal). Essa condição pode causar desidratação, sede excessiva, perda de peso e cansaço. Por longos períodos de tempo, os níveis altos de glicose podem causar danos em vários órgãos, nervos e vasos sanguíneos, levando à cegueira, problemas renais e até mesmo a problemas cardiovasculares.

O controle do diabetes pode ser feito com a administração de insulina para controlar os níveis de glicose e evitar complicações. Entretanto, em alguns casos, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas regulares podem reduzir as taxas de glicemia.

Curiosidade: Você sabia que no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes? Esse número representa 6,9% de nossa população.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Aminoácidos

Informações sobre as moléculas que formam as proteínas.

Benefícios do chocolate

Quer conhecer os benefícios do chocolate? Clique aqui, entenda quais as propriedades do chocolate e conheça os mais benéficos à saúde.

Diabetes

Diabetes é um problema de saúde grave que acomete milhões de pessoas em nosso país. Clique aqui e entenda o que é essa doença, seus sintomas e tratamento.

Diabetes emocional

Você já ouviu falar em diabetes emocional? Será que esse é realmente um tipo de diabetes? Clique aqui e descubra!

Diabetes tipo 1

Conheça mais sobre o diabetes tipo 1, doença desencadeada pela destruição das células beta do pâncreas.

Funções do Fígado

Fígado, Glicose, Vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis, Filtragem do sangue, Membrana plasmática, Colesterol, Toxinas, Conversão de aminoácidos, Sintetização de enzimas, Lipídios, Aminoácidos.

Glicogênio

Saiba mais sobre o glicogênio, um polissacarídeo de reserva encontrado nas células animais, principalmente nas células do fígado e musculares.

Glicose

Aprenda mais a respeito da glicose, uma molécula extremamente importante para a produção de energia na célula. Neste texto, falaremos sobre o que é glicose, suas funções, o transporte de glicose na célula e o processo de glicólise. Além disso, abordaremos importantes temas como hiperglicemia, hipoglicemia e diabetes.

Mecanismo de feedback

Descubra mais sobre o mecanismo de feedback clicando aqui. Neste texto, discutimos importantes exemplos desse dispositivo e demonstramos a diferença existente entre o feedback negativo e feedback positivo. Entenda também qual mecanismo de feedback está mais relacionado com o controle da homeostase.

O que são triglicerídeos?

Conheça a estrutura dos triglicerídeos e entenda porque o excesso de gordura animal pode trazer sérios danos à saúde.

Pâncreas

Amplie seus conhecimentos sobre o pâncreas, uma glândula que produz suco pancreático e dois importantes hormônios: a insulina e o glucagon.

Tecido adiposo

Tipo especial de tecido conjuntivo, encontrado principalmente sob a pele.

Triglicerídeos e a saúde

Entenda os perigos causados pelo excesso de triglicerídeos no sangue e veja formas de evitar esse problema.