Hormônios são substâncias produzidas por glândulas endócrinas que atuam no nosso corpo como sinais químicos. As glândulas que produzem essas substâncias são classificadas como endócrinas porque lançam sua secreção no sangue, ao contrário das glândulas chamadas de exócrinas, que lançam suas secreções na superfície do corpo ou ainda em órgãos ocos.
Por serem lançados no sangue, os hormônios são capazes de agir em órgãos relativamente distantes da glândula secretora. Porém, vale frisar que alguns hormônios agem a curtas distâncias.
→ Onde os hormônios agem?
Os hormônios agem em tecidos ou órgãos-alvo específicos, ou seja, um determinado hormônio só se liga a determinadas estruturas do corpo, não influenciando outras células durante sua trajetória. Isso se deve ao fato de que hormônios são reconhecidos por células especializadas que possuem receptores e reconhecem o hormônio a ser utilizado.
→ Qual mecanismo controla a secreção de hormônios?
A secreção de hormônios é regulada por mecanismos de feedback, o qual pode ser positivo ou negativo.
-
Feedback negativo: No feedback negativo, um hormônio é produzido até que atinja um determinada concentração. Nesse momento, ocorre a interrupção da secreção. Nesse mecanismo, ocorre um controle da secreção hormonal, evitando excessos.
-
Feedback positivo: No feedback positivo, ocorre a produção cada vez maior de hormônio. Esse tipo de mecanismo, menos comum no organismo, pode ser chamado de “ciclo vicioso”, pois um estímulo inicial promove cada vez mais estímulos. Um exemplo desse tipo de feedback é a liberação de ocitocina, que promove contrações no útero na hora do parto e é produzida em maior quantidade à medida que o colo do útero distende-se.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
→ Quais são os hormônios presentes em nosso corpo?
Existem vários hormônios que atuam em nosso corpo, cada um com sua particularidade e importância. A seguir listaremos alguns dos hormônios produzidos pelo homem, a glândula que o produz e sua função.
-
Hormônio antidiurético (Produzido no hipotálamo e estocado na hipófise): Estimula a reabsorção de água nos rins;
-
Prolactina (Produzida na hipófise): Estimula a secreção de leite;
-
Tiroxina e Tri-iodotironina (Produzidas na tireoide): Hormônios importantes para o metabolismo;
-
Paratormônio (Produzido na paratireoide): Regula os níveis de cálcio e fosfato no sangue;
-
Adrenalina (Produzida nas suprarrenais): Prepara os músculos, o pulmão e coração para situações de estresse;
-
Insulina e glucagon (Produzidos no pâncreas): Atuam na regulação de glicose no sangue. Enquanto a insulina diminui a taxa de glicose, o glucagon aumenta.