A Hora do Planeta®, promovida pela ONG World Wildlife Fund (WWF), é uma ação na qual governos, empresas e a população de todo o mundo demonstram sua preocupação com os problemas ambientais que enfrentamos, tais como a perda de biodiversidade e as mudanças climáticas.
No ano de 2022, a Hora do Planeta acontecerá no dia 26 de março, sábado. Para participar, basta deixar as luzes de sua casa, empresa ou comércio apagadas das 20h30 às 21h30. Os 60 minutos com as luzes apagadas não têm como finalidade economizar energia; na verdade, eles representam um momento de reflexão sobre o que estamos fazendo com o planeta.
Leia também: Desequilíbrio ambiental — a perturbação do equilíbrio existente em um ecossistema
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a Hora do Planeta
- 2 - Como começou a Hora do Planeta?
- 3 - Como foi a última edição da Hora do Planeta?
- 4 - Como será a Hora do Planeta 2022?
- 5 - Desligar as luzes pode ser legal!
Resumo sobre a Hora do Planeta
-
A Hora do Planeta é uma iniciativa mundial promovida pela ONG WWF.
-
Surgiu em Sydney, no ano de 2007.
-
Atualmente, mais de 190 países e territórios participam da ação.
-
Ela convida toda a sociedade a apagar suas luzes por uma hora como forma de mostrar sua preocupação com o planeta.
-
Em 2022, ela será no sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30.
-
O tema de 2022 é #ConstruaNossoFuturo.
Como começou a Hora do Planeta?
A Hora do Planeta surgiu em 2007, na Austrália, e tinha como objetivo inspirar e conscientizar a população do mundo sobre as mudanças climáticas. Desse modo, o evento inaugural ocorreu no dia 31 de março de 2007, mobilizando cerca de dois milhões de habitantes de Sidney.
Acontecendo no dia 28 de março, no ano seguinte, teve adesão de 35 países e 50 milhões de pessoas. Com o passar dos anos, mais países foram aderindo à iniciativa e mais visibilidade o movimento ganhou.
A data escolhida para o evento é sempre o último sábado de março, pois é a data mais próxima do equinócio. Com isso, ao apagarmos as luzes por uma hora, conseguimos um grande impacto visual. De acordo com o WWF, a escolha da data é para
[…] garantir que quase todas as cidades do mundo inteiro estejam no escuro quando a passagem da hora varrer sua faixa na Terra.
É importante destacar que o apagar das luzes é apenas um ato simbólico a respeito da questão ambiental, não tendo o objetivo de economizar energia. Vários pontos turísticos também têm suas luzes apagadas nas cidades participantes do evento.
Vale salientar que não há motivos para pânico, pois as cidades não ficam às escuras. As cidades participantes apagam apenas as luzes que não são consideradas essenciais, como de monumentos e fachadas de edifícios de destaque.
Como foi a última edição da Hora do Planeta?
A Hora do Planeta 2021 foi, mais uma vez, um evento 100% digital. Geralmente, o dia do evento é marcado por ações como oficinas, shows e workshops. Em 2020 e 2021, no entanto, isso não foi possível devido à pandemia de covid-19, momento que nos obrigou a praticar o distanciamento social a fim de não propagarmos a doença. Surgiu nesse contexto o Festival Digital Hora do Planeta.
A Hora do Planeta 2021 foi uma ação que englobou pessoas em 192 países e territórios. O evento ficou nos trending topics (assuntos mais relevantes) em 42 países e os posts #horadoplaneta nas redes sociais conseguiram 6,7 bilhões de impressões.
No Brasil, o vídeo lançado teve mais de 12 mil visualizações, e 35 prédios e monumentos apagaram as luzes em 15 cidades brasileiras. Isso nos mostra que, mesmo separados, podemos fazer grandes movimentos, utilizando a internet e as redes sociais em nosso favor.
Como será a Hora do Planeta 2022?
A hora do planeta este ano terá o tema #ConstruaNossoFuturo e dará continuidade à mobilização aos debates da COP-26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), uma vez que busca, segundo o WWF-Brasil,
[…] dar visibilidade a projetos de restauração de ecossistemas e a vozes da juventude, dos povos tradicionais, dos indígenas, das comunidades extrativistas e das populações periféricas mais fragilizadas — pois são eles os que mais sofrem com a conta da injustiça climática.
Desde o ano de 2020, enfrentamos uma crise mundial devido à pandemia de covid-19. Para evitar a propagação da doença, é importante mantermos o distanciamento social, por isso a Hora do Planeta 2022 contará com eventos digitais. A ação simbólica de apagar as luzes, no entanto, continua, e você pode participar apagando suas luzes por uma hora no dia 26 de março, a partir das 20h30.
No que diz respeito à programação digital, a WWF divulgará em seus canais oficiais detalhes a respeito da programação, a qual contará com convidados especiais e abordará temas atuais e relevantes para a preservação do nosso planeta. A Hora do Planeta também terá atividades interativas e educativas, como gameshow e Cine Debate. O personagem Chico Bento será, mais uma vez, o embaixador do evento.
Para saber as novidades do evento, é importante fazer a inscrição pelo site do WWF. No ato da inscrição, você poderá indicar o seu formato de participação: pessoa física, empresa, prefeitura ou organização.
→ Outras formas de participar da Hora do Planeta 2022
Essas não as únicas formas de participar da Hora do Planeta 2022, de modo que você também pode:
-
baixar os materiais da campanha e ajudar na divulgação;
-
convidar seus amigos para participar do evento nas redes sociais;
-
utilizar as seguintes hashtags em suas postagens para que elas atinjam o maior número de pessoas possíveis:
-
#HoraDoPaneta;
-
#ConectadoNoPlaneta;
-
#ConstruaNossoFuturo;
-
#EuUsoMinhaVozPeloPlaneta.
-
Saiba mais: Conferências ambientais — os debates internacionais que tratam da questão ambiental do planeta
Desligar as luzes pode ser legal!
Muitos pensam que desligar as luzes por uma hora pode ser bastante chato, mas essas pessoas estão completamente enganadas. Podemos fazer muitas coisas divertidas durante a Hora do Planeta. O WWF separou algumas dicas importantes nesse sentido. Veja a seguir algumas!
-
Assista ao Festival Digital Hora do Planeta 2022.
-
Junte toda sua família e jogue jogos de carta, tabuleiro, adivinhações ou mímicas.
-
Faça um jantar ou lanche à luz de velas.
-
Organize uma sessão de cinema com muita pipoca e assista ao seu filme ou série favoritos.
-
Faça brincadeira de sombras ou caça ao tesouro com a criançada.
-
Transforme sua sala, jardim ou quintal em uma área de camping.
-
Utilize velas para fazer várias fotos divertidas e tentar a técnica de pintura com luzes. Para realizar a técnica, são necessários uma câmera em que seja possível ajustar abertura e tempo de exposição e um tripé.
-
Faça uma live com assuntos importantes relacionados ao meio ambiente.