A Hepatite C é uma doença causada pelo vírus VHC que acomete predominantemente o fígado. Segundo alguns estudos, cerca de 3% da população mundial possui o vírus em seu corpo, mas muitos desconhecem esse fato.
→ O VHC
O Vírus da Hepatite C foi descoberto, em 1989, por Choo e colaboradores ao estudarem uma pessoa que possuía uma hepatite classificada como não-A não-B. Hoje se sabe que o VHC é um vírus de RNA da família flaviviridae que possui aproximadamente 50nm de diâmetro e seis principais genótipos, que são denominados de 1 a 6. Esse vírus é patógeno em humanos, o que dificulta a realização de testes com outras espécies.
→ Transmissão da Hepatite C
O vírus da hepatite C está presente principalmente no sangue, portanto, sua transmissão está diretamente relacionada com o contato com sangue contaminado. Entre as principais formas de transmissão, podemos citar:
-
Transfusão de sangue;
-
Compartilhamento de objetos destinados ao uso de drogas;
-
Realização de tatuagens e colocação de piercing;
-
Compartilhamento de lâminas de barbear;
-
Compartilhamento de objetos de manicure e pedicure.
Vale destacar ainda que, apesar de bastante raro, a transmissão do VHC pode acontecer por contato sexual e da mãe para o bebê.
→ Sinais e Sintomas da Hepatite C
Quando uma pessoa apresenta hepatite C aguda, raramente sintomas são observados, mas podem ocorrer. Entre os sinais e sintomas que podem surgir, destacam-se cansaço, náusea, vômito, tontura, dores abdominais, febre, icterícia (cor amarelada na pele e mucosas), urina escura e fezes claras.
A hepatite pode persistir por mais de seis meses, evoluindo assim para a forma crônica da doença, que é mais facilmente diagnosticada. Nos infectados cronicamente, podem surgir problemas mais graves, tais como a cirrose hepática e o câncer de fígado.
→ Tratamento da Hepatite C
O tratamento da hepatite C tem por objetivo inibir a multiplicação dos vírus no corpo e, consequentemente, deter o avanço da doença. Ele está sujeito ao tipo de vírus que acometeu o paciente, bem como ao estado do fígado, sendo necessária, portanto, a realização de exames específicos.
→ Prevenção contra Hepatite C
Como a transmissão da hepatite C ocorre, principalmente, pelo contato com sangue contaminado, a prevenção baseia-se em evitar situações de risco. Para isso, é necessário não compartilhar objetos perfurocortantes, como tesouras e lâminas de barbear, e outros objetos de uso pessoal que podem ter contato com sangue, como é o caso das escovas de dente. Outro ponto importante é utilizar preservativos em todas as relações sexuais.
ATENÇÃO: Vale frisar que até o momento não existe vacina contra a hepatite C, restando, portanto, apenas a prevenção.