Habitat é o local onde uma determinada espécie vive. Ao falarmos que determinado animal é encontrado em uma região, estamos falando do seu habitat. O mico-leão-dourado vive na região da Mata Atlântica e, portanto, este é seu habitat.
As espécies em geral estão adaptadas ao ambiente em que vivem e qualquer dano ou destruição deste ambiente pode acarretar na diminuição de indivíduos e até mesmo a extinção de uma espécie. Animais, geralmente, buscam outros ambientes mais favoráveis, porém nem sempre são bem sucedidos.
O homem é responsável pela destruição de habitats de várias espécies. A Floresta Amazônica, por exemplo, é frequentemente alvo de devastação. Isso coloca em risco diversas espécies que têm seu habitat destruído, além de causar uma perda irreparável na biodiversidade.
As mudanças climáticas atuais também colocam em risco algumas espécies. O urso polar está perdendo gradativamente seu habitat devido ao rápido degelo. Além disso, o aumento da temperatura das águas afeta peixes e outros animais e plantas aquáticas.
Vale ressaltar que ao destruir o espaço onde uma espécie vive, toda uma cadeia trófica pode ser afetada e todo o ecossistema prejudicado.
Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto: