Anteriormente denominada gripe suína, a gripe A é uma doença causada pelo vírus Influenza do tipo A/H1N1 modificado, contendo material genético da gripe das aves, porcos e humana. É uma doença respiratória aguda, com morbilidade alta e taxa de mortalidade semelhante à da gripe comum.
Aproximadamente 60% dos indivíduos acometidos têm idade entre 20 e 49 anos; apresentando um quadro gripal com febre alta (acima de 38ºC) e de início abrupto, dificuldade respiratória, tosse, dores musculares e de cabeça, coriza e, em alguns casos, dor de garganta vômito e diarreia. Qualquer sintoma de gripe deve ser investigado pelo médico de confiança, a fim de verificar a gravidade e, se for o caso, evitar complicações ou morte por pneumonia.
Na maioria dos casos estes sintomas se amenizam em até três dias, e o indivíduo se cura em até uma semana; sendo orientado a permanecer em repouso e afastado de suas atividades durante este período.
Pacientes com agravamento do quadro nas primeiras 48 horas desde o início dos sintomas, e também os constituintes do grupo de risco – ou seja: idosos, menores de dois anos de idade, gestantes, diabéticos, imunocomprometidos, obesos, indivíduos com alterações na hemoglobina ou com doenças cardíacas, respiratórias ou renais – deverão ser medicados com o Tamiflu, e receberão orientações específicas para cada caso.
É importante frisar que o uso indiscriminado deste fármaco pode gerar a seleção artificial do vírus, o que pode ser um grande problema para o indivíduo e para a população, já que implica a resistência ao medicamento, ao longo do tempo.
Pessoas gripadas, ao espirrarem ou tossirem, eliminam partículas virais juntamente com as gotículas de saliva - assim como suas secreções respiratórias. Como tais partículas permanecem ativas por até aproximadamente oito horas, mãos, objetos e superfícies podem ser contaminados, e transmitir a doença a outros indivíduos, quando tais partículas entram em contato com mucosas respiratórias destes. Por tal motivo é que se sugere como medidas preventivas:
- tampar nariz e boca, com lenço descartável, ao espirrar;
- lavar sempre as mãos;
- não levar as mãos à boca, olhos ou nariz;
- evitar aglomerações e manter os ambientes arejados;
- não compartilhar objetos de uso pessoal nem alimentos;
- evitar pegar nas mãos de pessoas gripadas;
- manter o sistema imunológico quite com sua saúde, alimentando-se bem, evitando o estresse, praticando exercícios e ingerindo uma boa quantidade de água diariamente.
Obs.: ingerir carne de porco e derivados, previamente cozidos, não transmite a gripe A.
O Instituto Butantan, ligado à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, é a instituição responsável, em nosso país, pelo desenvolvimento de vacinas contra a gripe.