Gases (flatulência) nada mais são que a eliminação de gases intestinais pelo ânus. A flatulência é um processo natural que ocorre no nosso organismo e pode acontecer como consequência da fermentação de alimentos no intestino bem como da deglutição de ar durante as refeições.
Entre os alimentos que podem aumentar a flatulência, estão as leguminosas e os vegetais crucíferos. É importante salientar que, apesar de a flatulência ser um processo normal, o excesso de gases pode estar relacionado com problemas como as intolerâncias alimentares e parasitoses.
Leia também: 10 dicas para eliminar a prisão de ventre
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre gases (flatulência)
- 2 - O que são gases (flatulência)?
- 3 - O que causa a produção dos gases intestinais?
- 4 - Gases em excesso podem indicar problemas de saúde?
- 5 - Quais são os alimentos que causam o aumento de gases?
- 6 - O que fazer para evitar o excesso de gases intestinais?
Resumo sobre gases (flatulência)
-
A flatulência, popularmente chamada de gases, caracteriza-se pela eliminação de gases pelo ânus.
-
Os gases podem causar desconforto e até mesmo situações constrangedoras.
-
A formação de gases está relacionada, entre outros fatores, com a fermentação de alguns alimentos.
-
Em algumas situações, a flatulência pode estar relacionada com problemas de saúde, como a síndrome do intestino irritável.
-
Diarreia, sangue nas fezes e febre são sinais de alerta que indicam que as flatulências podem estar relacionadas com problemas de saúde.
-
Mudanças na alimentação podem ajudar a diminuir a flatulência.
O que são gases (flatulência)?
A flatulência pode ser definida como a liberação de gases pelo ânus, a qual pode ocorrer de maneira voluntária ou não. Em média, um ser humano adulto pode expelir gases cerca de 20 vezes ao dia. A produção e liberação de gases intestinais é um processo que ocorre normalmente em nosso corpo.
O que causa a produção dos gases intestinais?
Esses gases podem ser resultado, por exemplo, do processo de digestão dos alimentos, feito pelos órgãos do sistema digestório, principalmente dos alimentos mais fermentados. Além disso, a flatulência também está relacionada com a ingestão de grande quantidade de ar durante a alimentação. Esses gases podem se acumular no estômago e ser eliminados por meio do arroto (eructação) ou ser transportados para o intestino e eliminados na forma de flatos.
Veja também: Quantos litros de água devemos beber por dia para nosso organismo funcionar bem?
Gases em excesso podem indicar problemas de saúde?
É importante salientar que, apesar de ser um processo natural, o aumento exagerado de gases intestinais pode indicar alguns problemas de saúde e merece atenção. A síndrome do intestino irritável, algumas parasitoses e a intolerância à lactose são problemas que podem aumentar a produção de gases, por exemplo. Além disso, é importante estar atento a outros sinais de alerta, como sangramento ou gordura nas fezes, diarreia, náusea ou vômito, febre e perda de peso sem motivo aparente.
Quais são os alimentos que causam o aumento de gases?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia, dentre os grupos de alimentos que estão relacionados com o aumento da flatulência, podemos citar:
-
leguminosas, tais como feijão, grão-de-bico e lentilha;
-
vegetais crucíferos, como repolho, couve-flor, brócolis e alcachofra;
-
lactose;
-
amido, encontrado em alimentos como batata, cereais e trigo;
-
sorbitol e frutose, carboidratos presentes em vários alimentos e usados como adoçantes em produtos industrializados;
-
fibras, carboidratos não digeríveis e que podem sofrer fermentação pelas bactérias intestinais.
Um ponto que merece destaque é que alguns alimentos que podem causar o aumento de gases em uma pessoa podem não ter efeito em outras. Assim sendo, é fundamental que cada indivíduo esteja atento a como seu corpo se comporta diante de uma dieta.
Saiba mais: Fibras alimentares — por que são tão importantes para o funcionamento do nosso intestino?
O que fazer para evitar o excesso de gases intestinais?
A eliminação de gases intestinais, como salientado, trata-se de um processo natural que ocorre no organismo, entretanto, em alguns casos, esses gases podem causar desconforto e até mesmo constrangimento. Quando o excesso de gases intestinais não está relacionado com problemas de saúde, ele pode ser controlado com medidas simples.
A primeira medida a ser tomada para o controle dos gases intestinais é avaliar a dieta. Como alguns alimentos estão relacionados ao aumento de flatulências, a redução do consumo de alguns deles pode ser benéfica. Outras medidas a serem tomadas são:
-
exercícios físicos e posturais;
-
fazer as refeições com calma, sempre mastigando bem os alimentos;
-
evitar falar muito durante as refeições.
Em alguns casos, pode ser recomendado o uso de medicamentos, como simeticona.