Denominamos de tropismo uma resposta da planta a determinado estímulo que gera um crescimento envolvendo uma curvatura do vegetal para aproximar-se ou se afastar desse estímulo. O fototropismo é um exemplo de tropismo.
Tópicos deste artigo
→ O que é o fototropismo?
O fototropismo é um crescimento que gera uma curvatura da planta em resposta à luz. Ele pode ser positivo ou negativo:
-
Fototropismo positivo: No fototropismo positivo, o crescimento do vegetal ocorre em direção à fonte luminosa. Esse crescimento é uma forma de a planta conseguir luz, a qual é utilizada para diferentes processos, tais como a fotossíntese.
-
Fototropismo negativo: No fototropismo negativo, o crescimento do vegetal ocorre no sentido contrário à fonte luminosa. A raiz apresenta fototropismo negativo.
O fototropismo pode ser observado de uma maneira bastante simples. Para verificar esse processo, basta colocar uma planta dentro de uma caixa, deixando apenas uma pequena abertura que permite a passagem da luz. Após algum tempo, é possível perceber que a planta está crescendo em direção a essa abertura.
→ Como ocorre o fototropismo?
O fototropismo acontece graças a um hormônio denominado de auxina, o qual está relacionado, entre outros efeitos, com o controle do alongamento celular. No fototropismo, observa-se uma redistribuição da auxina de maneira desigual, que é mediada por um fotorreceptor.
Verifique como a luz promove a migração da auxina para o lado contrário ao iluminado
Quando surge uma fonte luminosa de maneira unilateral, verifica-se que a auxina migra para o sentido contrário àquele que se apresenta iluminado. Como a auxina está relacionada com o alongamento das células, percebe-se que, do lado não iluminado, as células alongam-se, causando um crescimento diferencial. Esse crescimento leva a uma curvatura que constitui uma resposta à luz: o fototropismo.