Fisiologia dos mamíferos

Os mamíferos são considerados os vertebrados mais inteligentes
Os mamíferos são considerados os vertebrados mais inteligentes

Embora a estrutura do sistema digestório dos mamíferos possa variar de acordo com o seu hábito alimentar, assim como os tipos de dentes, o sistema digestório é semelhante em todos os mamíferos, começando sempre na boca e terminando no ânus. Alguns mamíferos como o tamanduá e a baleia são desprovidos de dentes, enquanto outros mamíferos não apresentam todos os tipos de dentes. O sistema digestório de mamíferos herbívoros é mais longo e complexo do que o sistema digestório de mamíferos carnívoros, sendo dividido em quatro partes diferentes: o rume ou pança, retículo ou barrete, o omaso ou folhoso e o abomaso ou coagulador. Nos mamíferos estão presentes órgãos como fígado, pâncreas e glândulas salivares (com exceção dos mamíferos aquáticos).

Todos os mamíferos, inclusive os aquáticos, respiram através dos pulmões. Por possuírem a cavidade nasal separada da cavidade bucal, eles conseguem respirar enquanto mastigam. Os pulmões dos mamíferos são constituídos por milhares de alvéolos pulmonares que são repletos de capilares sanguíneos, o que aumenta a superfície de absorção do oxigênio.

O coração dos mamíferos é composto por quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos) e a circulação é dupla (passa duas vezes pelo coração) e completa (sangue venoso não se mistura com sangue arterial). As hemácias dos mamíferos são anucleadas, isto é, não possuem núcleo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os mamíferos excretam as substâncias indesejáveis presentes em seu organismo através de um par de rins, que elimina a urina e remove do sangue a ureia. É importante lembrar que os mamíferos equidna e ornitorrinco são os únicos que possuem cloaca, e nela desembocam o sistema urinário e o sistema reprodutor.

O sistema nervoso dos mamíferos é composto por doze pares de nervos cranianos, sendo o mais desenvolvido dentre os animais. O sistema sensorial dos mamíferos também é muito desenvolvido, mas o desenvolvimento dos órgãos dos sentidos varia de acordo com o modo de vida de cada espécie.

Os mamíferos são animais dioicos, com fecundação interna, desenvolvimento direto e dimorfismo sexual evidente. Com exceção da equidna e do ornitorrinco, que são ovíparos, os demais mamíferos são vivíparos, e seus filhotes se desenvolvem no interior do útero materno.  Após o nascimento, os filhotes dos mamíferos são amamentados pelas mães, que têm maiores cuidados com a prole do que os outros vertebrados.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Paula Louredo Moraes