Febre reumática

A febre reumática ocorre em pessoas que nascem com uma predisposição genética para a doença
A febre reumática ocorre em pessoas que nascem com uma predisposição genética para a doença

A febre reumática é uma doença inflamatória considerada uma complicação decorrida de uma infecção de garganta, causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A. Essa febre é considerada uma doença autoimune e pode afetar diversas partes do corpo, como articulações, coração, sistema nervoso, pele e tecido subcutâneo. É uma doença que atinge principalmente crianças de 5 a 15 anos, e sabe-se que as pessoas que desenvolvem essa complicação nascem com uma predisposição genética para a doença.

O sintoma mais comum da febre reumática é a inflamação das articulações, geralmente joelhos e tornozelos, acompanhada de dor intensa, inchaço e vermelhidão. Essa inflamação não deixa sequelas e pode ser tratada com anti-inflamatórios.

Outro sintoma muito importante é a inflamação no coração (cardite). Essa inflamação pode ocorrer na membrana que o reveste, no músculo, ou no tecido que reveste as válvulas. A cardite é diagnosticada através do sopro cardíaco, taquicardia e cansaço ao fazer qualquer esforço. Nódulos subcutâneos e lesões avermelhadas nos troncos e membros estão quase sempre associados à cardite. Tal inflamação pode deixar sequelas, limitando a vida do paciente. Seu tratamento consiste em repouso e uso de corticosteroides.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O sintoma chamado de coreia geralmente aparece alguns meses após a inflamação bacteriana e consiste em fraqueza muscular, movimentos desordenados e involuntários dos braços, pernas e rosto, e sensibilidade emocional (a criança fica mais irritada). O tratamento desse sintoma envolve repouso e uso de corticoides.

É importante ressaltar que nem todas as crianças apresentam febre como sintoma da febre reumática.

O diagnóstico da febre reumática é baseado no histórico do paciente e exames clínicos e o tratamento dessa doença depende do órgão afetado.

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos relacionados

Botulismo

Botulismo, Doença, Bactérias, Clostridium botulinum, Intoxicação, Sistema nervoso, Contaminação, Contágio, Consumo de alimentos, Conservas artesanais, Produtos industrializados, Enlatados, Microorganismos patogênicos, Parada respiratória, Infectologia.

Cáries

Você sabe o que propicia o aparecimento da cárie e quais são as medidas de prevenção contra ela? Confira aqui!

Febre

Saiba mais sobre a febre, um sinal de que algo errado está ocorrendo com o corpo.

Sepse

A sepse é um dos maiores problemas de saúde pública mundial. Apresenta difícil tratamento e alta taxa de mortalidade. Saiba mais sobre esse tema lendo nosso texto.

Tuberculose

Saiba mais sobre a tuberculose clicando aqui. Neste texto abordaremos o que é a tuberculose, suas causas, seus sintomas e seu tratamento.