Eudicotiledôneas são um grupo de angiospermas também conhecido como dicotiledôneas verdadeiras. Esse grupo apresenta como principal característica a presença de pólen tricolpado (com três aberturas longas e sulcadas) ou de tipos derivados. Nele encontramos a maioria das espécies anteriormente chamadas de dicotiledôneas. Nesse grupo, há mais de dois terços das espécies de angiospermas, o que corresponde a aproximadamente 170 mil espécies.
Tópicos deste artigo
- 1 - → Classificação atual das angiospermas
- 2 - → Características principais das eudicotiledôneas
- 3 - → Famílias de eudicotiledôneas
→ Classificação atual das angiospermas
É muito comum encontrarmos em livros didáticos a classificação das angiospermas em dois grupos: monocotiledôneas e dicotiledôneas. Entretanto, após estudos dos DNAs dessas plantas, foi possível confirmar que essa classificação é incorreta. Hoje, as plantas com flores são classificadas em quatro grupos principais: Grado ANA (formado pelas ordens Amborellales, Nymphaeales e Austrobaileyales), Clado das Magnolídeas, Monocotiledôneas e Eudicotiledôneas. As eudicotiledôneas destacam-se como o maior desses grupos.
→ Características principais das eudicotiledôneas
As eudicotiledôneas apresentam algumas características que permitem diferenciá-las do grupo das monocotiledôneas. Entre essas características, podemos citar:
Acima, temos algumas das principais características das eudicotiledôneas.
-
Partes florais: geralmente, as eudicotiledôneas apresentam elementos florais em múltiplos de quatro ou cinco (quatro ou cinco pétalas).
-
Pólen: apresentam pólen com três poros ou sucos. Esse pólen é chamado de triaperturado.
-
Cotilédones: essas plantas apresentam dois cotilédones (primeira folha a surgir no embrião).
-
Nervura das folhas: as nervuras de suas folhas apresentam um padrão frequentemente reticulado (ramificado).
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Leia também: Tipos de folhas e suas adaptações
-
Feixes vasculares no caule: os feixes vasculares (feixes formados por xilema e floema) estão dispostos no caule em um arranjo em anel.
-
Raízes: as raízes das eudicotiledôenas são pivotantes, ou seja, apresentam uma raiz principal, da qual partem raízes secundárias.
-
Crescimento secundário verdadeiro: nas eudicotiledôenas, é comum observar crescimento secundário (em espessura) verdadeiro, com a presença do câmbio vascular (tecido que dará origem ao xilema e ao floema secundário).
→ Famílias de eudicotiledôneas
Muitas famílias de eudicotiledôneas apresentam importância alimentícia.
As eudicotiledôneas apresentam mais de 300 famílias. Algumas delas merecem destaque:
-
Asteraceae: essa família destaca-se por ser a maior família de angiospermas. Nela encontramos representantes como margarida, girassol e dente-de-leão.
-
Fabaceae: essa família é conhecida como leguminosas e é a terceira maior família de angiospermas. Como representantes, podemos citar soja e feijões.
-
Rosacea: essa é uma família bastante diversificada e inclui espécies de importância alimentar, como morangueiro, macieira e pessegueiro, além de plantas de interesse ornamental, como roseiras.
-
Curcubitaceae: nessa família, encontramos espécies cujos frutos têm importância econômica, como abóbora, abobrinha e pepino.
-
Solanaceae: essa é a família das eucotiledôneas que possuem como frutos tomate, berinjela e pimentão.