Estrias

As estrias ocorrem por causa do estiramento das fibras elásticas da pele.
As estrias ocorrem por causa do estiramento das fibras elásticas da pele.

As estrias são lesões que aparecem no corpo quando ocorre rompimento das fibras de colágeno e elastina que promovem a elasticidade da pele. Quando essas fibras se rompem, formam uma lesão semelhante a um corte, que cicatriza com o tempo, deixando as estrias.

Os locais mais prováveis para o aparecimento de estrias são as nádegas, quadril, região lombar, barriga e seios. Há alguns fatores que podem estar associados ao aparecimento das estrias, como:

• Fatores genéticos: as características da pele (como elasticidade e resistência) são herdadas, então se sua mãe e avó apresentam uma pele resistente e elástica, as chances de sua pele apresentar estrias diminuem;
• Alterações hormonais: as alterações hormonais ocorridas na puberdade podem provocar alterações nas proteínas da pele, aumentando as chances de aparecerem as estrias;
• Gravidez: na gravidez, a pele dos seios e abdome sofre um estiramento muito importante, e isso pode provocar o aparecimento de estrias;
• Alterações no peso: a variação muito grande no peso corporal, como o chamado efeito sanfona, pode causar estrias;
• Corticoides: os corticoides são medicamentos anti-inflamatórios que podem estar associados a uma redução na elasticidade da pele;
• Musculação: nesse caso, os homens são os mais afetados, pois, quando exageram na malhação, o aumento muscular força as fibras, que acabam se rompendo;
• Roupas: o uso de roupas apertadas pode levar ao estiramento das fibras, provocando o aparecimento das estrias.

As estrias que possuem um aspecto róseo têm essa coloração em razão do rompimento dos vasos sanguíneos da região. Essas estrias estão em estágio inicial e se formaram recentemente, por isso respondem bem a um tratamento, desaparecendo totalmente em alguns casos. As estrias esbranquiçadas são estrias antigas, nas quais já ocorreu a formação de uma cicatriz. Nesses casos, podem ser feitos tratamentos que disfarçam as estrias, atenuando-as ou estreitando-as.

A melhor forma de se prevenir das estrias é manter a pele muito bem hidratada em todas as fases de nossa vida, pois, assim, ela se torna mais elástica, evitando a ruptura das fibras elásticas. Beber muita água e fazer uso de cremes hidratantes são formas de manter a pele bem hidratada e longe de estrias. Melhor ainda se os cremes hidratantes tiverem compostos à base de colágeno, elastina, lipossomas, ureia, alfa-hidroxiácidos, lactato de amônia e óleos vegetais. Praticar atividades físicas, ter uma alimentação balanceada, evitar o cigarro, evitar o uso de roupas apertadas, usar filtro solar e evitar oscilações no peso são formas de manter-se bem longe das estrias.

Há vários tipos de tratamento para acabar com as estrias, mas muitos dermatologistas indicam a associação de pelo menos dois desses tratamentos para que os resultados obtidos sejam satisfatórios (com exceção apenas das estrias recentes, que podem ser tratadas apenas com um tipo de tratamento). O grau de melhora da pele irá variar de acordo com o organismo do paciente e com a extensão do problema, mas, na maioria das vezes, é possível observar melhora de 60% a 70% das estrias tratadas.

O uso diário de ácido retinoico pode ser muito eficiente no combate às estrias, principalmente nas de início recente. É um tratamento que mostra resultado aparente somente após aproximadamente um ano de uso.

As esfoliações, também chamadas de peelings, são realizadas a partir da aplicação de vários ácidos diferentes. Esse tratamento é feito em várias sessões e tem por objetivo estimular a descamação da camada superficial da pele, promovendo o crescimento de outra. Ardência, coceira e descamação são sentidas durante o tratamento.

A mesoterapia também pode ser utilizada no combate às estrias. Esse tratamento consiste na aplicação de injeções intradérmicas com substâncias que estimulam o metabolismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Paula Louredo Moraes

Artigos relacionados

Anabolizante esteroide

O uso de anabolizantes, exceto em casos específicos, para o tratamento de certos problemas de saúde; é proibido. Isso porque os anabolizantes podem causar danos à saúde.