Essure® é o nome de um método contraceptivo permanente, criado pela empresa norte-americana Conceptus®. Trata-se de dispositivos macios e flexíveis feitos de aço inoxidável, revestidos por uma capa de níquel-titânio. Com cerca de quatro centímetros e espessura de um fio de cabelo, são semelhantes a pequenas molas.
O Essure® é inserido pelo canal vaginal até o útero e, dele, até o local de implante, por meio de um aparelho extremamente fino, denominado histeroscópio. Assim, tal procedimento não necessita de anestesia, é rápido, não requer repouso, e permite que a mulher, rapidamente, volte a executar suas atividades normais.
Com a introdução de um dispositivo em cada tuba uterina, há sua cicatrização e consequente bloqueio, inviabilizando o encontro entre ovócito e espermatozoide, graças à ação mecânica em tal região.
Tais molas não contêm hormônios e, dessa forma, não alteram o ciclo menstrual. Outra vantagem é que, apesar de ter eficácia tão alta quanto a da laqueadura, não requerem cirurgia, evitando a dor, o uso de anestesia, cortes e a existência de cicatrizes.
O Essure® é um método irreversível. Mesmo retirando as minimolas, a única forma de a gravidez ser viabilizada é por meio de técnicas de reprodução assistida. Outra desvantagem é o alto custo, uma vez que se trata, ainda, de uma novidade em nosso país.
Vale lembrar que, como demora cerca de três meses para que as tubas uterinas sejam completamente bloqueadas, é importante a utilização de pelo menos um método contraceptivo durante esse período. Depois, é necessário que a mulher faça uma radiografia da pelve, denominada histerossalpingografia, com a finalidade de checar se o dispositivo permanece no local correto.
Importante:
O caso do Essure®, para o Ministério da Saúde, é o mesmo que se aplica à laqueadura: só pode ser adotado por mulheres acima de 25 anos e/ou com pelo menos dois filhos vivos. Tal método também é contraindicado àquelas que estão grávidas, possuem alguma infecção e/ou que não têm total convicção quanto ao fato de não quererem novos filhos.
Vale lembrar que, assim como outros contraceptivos, exceto a camisinha masculina e feminina; o Essure® não previne suas usuárias contra doenças sexualmente transmissíveis.