Quando falamos em evolução, um assunto que merece destaque é o efeito fundador, um tipo especial de especiação alopátrica proposta por Mayr. Esse efeito caracteriza-se pelo estabelecimento de uma nova população com poucos indivíduos provenientes de uma população original.
→ Como ocorre o efeito fundador?
O efeito fundador ocorre quando alguns indivíduos de uma determinada população isolam-se e estabelecem uma nova população em um outro local, relativamente distante do original. Essa nova população apresenta apenas uma pequena porção da variedade genética da população original, e, por possuir uma pequena quantidade de indivíduos, propicia-se a ação da deriva genética, um processo em que as frequências dos genes flutuam ao acaso, independentemente de estarem ligados ou não à adaptação.
As populações formadas por efeito fundador são pequenas e, portanto, estão mais sujeitas a processos de extinção que populações maiores. Quando essas populações estabelecem-se, no entanto, o que percebemos é a condução a uma especiação, isto é, a formação de uma nova espécie, de forma mais rápida. Isso acontece por causa da ação de processos como a deriva genética e a seleção natural.
Imagine, por exemplo, que um grupo de animais vive em uma determinada região, a qual foi alagada por um grave enchente. As águas podem levar parte dos indivíduos para uma região afastada da original. Esses poucos indivíduos podem estabelecer-se formando uma nova população, que possui apenas alguns genes da população original. Com o tempo, as pressões desses locais podem levar ao surgimento de novas espécies.
Por provocar o surgimento rápido de novas espécies, o efeito fundador acaba merecendo um destaque importante na teoria do equilíbrio pontuado. De acordo com essa teoria, a evolução não é um processo gradual, e sim marcado por episódios rápidos de especiação.
→ Onde podemos observar a ocorrência do efeito fundador?
O efeito fundador é comum em colonização de ilhas. A água do mar pode ser responsável por levar parte de indivíduos de uma determinada espécie até uma ilha. Esse grupo pode estabelecer-se e passar a enfrentar as pressões ambientais daquela área. Ao enfrentar essas pressões seletivas desse local, ao longo dos anos, pode ocorrer o surgimento de uma nova espécie.