Dispersão de frutos e sementes

A dispersão de frutos e sementes pode ocorrer pela ação do vento, da água ou dos animais.

Os frutos carnosos são normalmente dispersos por animais vertebrados
Os frutos carnosos são normalmente dispersos por animais vertebrados

A dispersão de frutos e sementes é um mecanismo importante para as plantas, uma vez que permite a colonização de novas áreas. Esse fator é fundamental para a sobrevivência de novos indivíduos, pois vários exemplares em uma mesma área desencadeiam a competição por recursos.

A dispersão pode ocorrer de forma natural ou artificial. Nesse último caso, há a dispersão feita pelo homem com o objetivo de cultivo tanto para a agricultura como para a ornamentação. O processo artificial quando comparado ao natural é muito mais eficiente.

A dispersão natural pode ocorrer com ou sem ajuda de agentes externos. Quando a planta espalha sua semente sem a ajuda de nenhum elemento, dizemos que ela realiza autocoria. Um exemplo desse tipo de dispersão ocorre com a mamona, seus frutos literalmente estouram e liberam a semente.

Quando maduro, o fruto da mamona abre-se e libera a semente
Quando maduro, o fruto da mamona abre-se e libera a semente

Outras plantas, no entanto, necessitam de agentes dispersantes, que podem ser seres vivos ou não. As plantas que possuem frutos e sementes leves dispersam essas estruturas através do vento (anemocoria). Além de leves, essas estruturas podem apresentar adaptações, tais como alas e pápus plumoso, que facilitam o transporte. Um exemplo bastante conhecido é o dente-de-leão, que apresenta um fruto com cálice modificado (pápus plumoso) que permite a dispersão pelo vento.

Além do vento, a água também pode ser considerada um agente dispersor. Quando frutos e sementes são dispersados pela água, dizemos que ocorreu uma hidrocoria. Para que esse processo ocorra, os frutos e sementes devem possuir adaptações que permitam a flutuação. Geralmente eles possuem grande quantidade de ar aprisionada em tecidos especializados ou em alguma parte dessas estruturas. Além disso, é fundamental que possuam um envoltório eficiente que impeça a entrada de água. Um dos exemplos mais clássicos de frutos dispersos pela água é o coco.

O coco é um fruto facilmente transportado pela água
O coco é um fruto facilmente transportado pela água

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os frutos e sementes também podem ser dispersados por animais. Nesse caso, a dispersão recebe o nome de zoocoria e pode ocorrer de três formas principais: ingestão do fruto e liberação da semente (endozoocoria), transporte do fruto e semente de forma consciente (sinzoocoria) e transporte de fruto e semente acidentalmente (epizoocoria).

A endozoocoria e a sinzoocoria estão muito relacionadas com os frutos carnosos e coloridos, uma vez que, nesses casos, o animal está normalmente procurando uma forma de alimentar-se. Já a epizoocoria normalmente não está associada à alimentação, e sim às estruturas que fazem com que frutos e sementes prendam-se ao corpo do animal. Nesse caso, são comuns frutos e sementes com ganchos, espinhos e cascas adesivas, que se fixam facilmente.

A zoocoria também pode receber diversas denominações de acordo com o animal dispersor. Veja a seguir alguns exemplos:

- Mirmecocoria - dispersão por formigas.

- Ictiocoria - dispersão por peixes.

- Saurocoria - dispersão por répteis.

- Ornitocoria - dispersão por pássaros.

- Mamaliocoria - dispersão por mamíferos.

- Quiropterocoria - dispersão por morcegos.

- Antropocoria - dispersão pelo homem.

Em todas as formas de dispersão, percebemos que frutos e sementes estão completamente adaptados ao seu modo de dispersão. Sendo assim, podemos concluir que cada planta evoluiu em associação ao seu agente dispersor, assim como as flores e seus polinizadores.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Angiospermas

Grupo de plantas caracterizado pela presença de flores e frutos.

Flor

Conheça um pouco sobre a reprodução de plantas com sementes.

Fruta ou fruto?

Você já se perguntou se um determinado vegetal é uma fruta ou fruto? Esses dois termos geram muita confusão e é fundamental conhecer a diferença. Clique aqui e descubra a diferença entre esses dois termos e conheça alguns importantes exemplos de frutas e frutos bastante comuns no nosso dia a dia.

Fruto

Características, importância e classificação dos frutos.

Germinação

Quer aprender mais sobre a germinação das sementes? Neste texto, exploraremos esse importante processo que garante a propagação de uma espécie vegetal.

Gimnospermas

Gimnospermas, Plantas vasculares, Sementes nuas, Ovário, Escamas, Estróbilo, Pinha, Microsporângio, Megasporângio, Grão de pólen, Monóicas, Dióicas, Anemofilia, Haplóides, Zigoto, Araucária, Sequóias, Ginko biloba.

Sementes

Aprenda mais a respeito das sementes, estruturas importantes para gimnospermas e angiospermas. Neste texto, falaremos um pouco sobre a estrutura das sementes, sua importância para o vegetal, o processo de dispersão de sementes e frutos e a fase de germinação das sementes.