É comum associarmos a água suja a doenças, não é mesmo? Entretanto, devemos estar atentos a duas definições básicas: água poluída e a contaminada. Apesar de serem usados muitas vezes como sinônimos, esses dois conceitos possuem diferenças.
A água poluída é aquela que apresenta alterações nas suas propriedades físicas e químicas, ou seja, apresenta mudança na cor, no cheiro e no gosto. Essas modificações podem acontecer em razão de derramamento de petróleo ou de lançamento de esgoto, lixo, agrotóxicos e fertilizantes na água, por exemplo.
Leia também: Água potável no mundo
Tópicos deste artigo
- 1 - Qual é a diferença entre água poluída e contaminada?
- 2 - Doenças provocadas pela contaminação da água
- 3 - Combate à poluição e contaminação da água
Qual é a diferença entre água poluída e contaminada?
A água poluída, diferentemente do que muitos pensam, nem sempre provoca doenças nos seres humanos, pois pode não conter organismos patogênicos e substâncias tóxicas. Entretanto, quando ela possui esses elementos, dizemos que ela está contaminada. Podemos afirmar, portanto, que toda água contaminada está poluída, mas nem toda água poluída está contaminada.
A contaminação da água ocorre quando substâncias patogênicas são lançadas nos corpos hídricos. Dentre as substâncias que mais provocam problemas, podemos citar o petróleo, pesticidas, metais pesados e as fezes. Essas últimas transportam diversos micro-organismos que causam doenças, principalmente problemas gastrointestinais.
Doenças provocadas pela contaminação da água
De acordo com a ONU, os mais afetados com a contaminação das águas são as crianças. Estima-se que 1,8 milhão de crianças com idade inferior a cinco anos morram em decorrência de doenças provocadas por água de má qualidade. Dentre essas doenças, destacam-se a cólera, hepatite A e E, leptospirose, febre tifoide, diarreia, poliomielite e uma grande variedade de verminoses.
Veja também: Importância da água para o organismo
Combate à poluição e contaminação da água
A água contaminada e a água poluída têm se tornado um grande problema de saúde pública, não somente por provocar doenças, mas também por causar uma redução significativa da quantidade de água potável disponível. Sendo assim, é fundamental o investimento em saneamento básico e em políticas que evitem o lançamento de substâncias prejudiciais na água. Além disso, a conscientização da população sobre a importância desse recurso e dos riscos de consumir água contaminada pode reduzir os índices de poluição e contaminação.
Com a colaboração de toda a sociedade, podemos ter água de qualidade disponível para todos, aumentando assim a qualidade de vida e diminuindo consideravelmente o número de mortes causadas por doenças decorrentes de água contaminada.
Faça você também a sua parte!