O Brasil é um país que apresenta grande parte de seu território sob influência do clima tropical, sendo atingido, portanto, por temperaturas elevadas em boa parte do ano. Apesar de enfrentarmos anualmente o calor, alguns dias ele se torna tão intenso que atrapalha até mesmo a realização de nossas atividades diárias.
É comum, assim que as temperaturas elevam-se, ouvirmos reclamações sobre a dificuldade para dormir e um cansaço maior que o habitual. Muitas pessoas, inclusive, sentem-se mais irritadas graças ao calor. Normalmente a primeira opção que nos vem à mente quando isso acontece é procurar rios, cachoeiras, prais ou clubes. Entretanto, nem sempre isso é possível e devemos estar preparados para enfrentar a situação de outras maneiras. Por essa razão, listaremos algumas dicas para enfrentar o calor de maneira saudável:
→ Em dias quentes, a primeira coisa que devemos lembrar é a hidratação. Beber muito líquido é fundamental para evitar casos de desidratação. A melhor opção é água ou sucos naturais. Refrigerantes e outras substâncias muito calóricas devem ser evitados, assim como cafeína e álcool.
→ Comer comidas leves é outro ponto importante. Opte sempre por frutas, legumes e verduras e carnes cozidas ou grelhadas.
→ É de fundamental importância acondicionar adequadamente os alimentos. O calor contribui para possíveis contaminações e, consequentemente, casos de diarreias e vômitos.
→ É preciso ter uma atenção especial no que diz respeito à umidade do ar. O calor normalmente é acompanho de baixa umidade, o que pode irritar o nariz e a garganta. Como forma alternativa de amenizar o problema, é interessante colocar bacias com água na casa, panos molhados ou umidificadores de ar.
→ Evite ficar muito tempo com o ar-condicionado ligado, pois este também contribui para o ressecamento das vias respiratórias. Para melhorar o quadro, recomenda-se a hidratação das narinas com solução fisiológica.
→ Em dias quentes dê preferência a roupas leves de algodão e de cores claras, que absorvem menos calor.
→ Sempre que possível, lave o rosto, a nuca e os braços. Uma dica é deixar um borrifador com água na geladeira e utilizá-lo sempre que o calor aumentar.
→ Evite a exposição ao sol nos horários entre 10 e 16h. Nesses períodos a incidência solar é muito alta e pode provocar queimaduras sérias, além de aumentar os riscos de desenvolvimento futuro de alguns tipos de cânceres de pele, como o melanoma, e doenças nos olhos.
→ Quando se expor ao sol, lembre-se de usar protetor solar, óculos escuros e chapéus ou bonés. O protetor solar deve ser aplicado antes de sair de casa e ser reaplicado a cada duas horas. Quando a exposição tiver que ser feita durante os períodos não recomendados, redobre sua proteção, optando por roupas de manga longa e calça comprida.