A decomposição é um processo realizado pelos organismos decompositores, os quais utilizam matéria orgânica morta para a sua alimentação. Entre os principais organismos decompositores, destacam-se fungos e bactérias.
→ Como ocorre o processo de decomposição?
Os organismos decompositores quebram a matéria orgânica em partículas menores, liberando sais minerais e outros nutrientes no ambiente. De maneira geral, a umidade e a temperatura são dois fatores que influenciam as taxas de decomposição. Maior umidade e temperaturas elevadas aumentam as taxas de realização desse processo.
→ Importância da decomposição
Por meio da decomposição, muitos nutrientes retornam ao meio. Quando um animal morre, por exemplo, as bactérias e os fungos permitem que elementos como água, sódio (Na), potássio (K), fósforo (P) e nitrogênio (N) sejam novamente incorporados ao meio. Podemos dizer, portanto, que a decomposição propicia a ciclagem de nutrientes.
→ O que aconteceria se a decomposição não existisse?
Sabemos que a decomposição é responsável por “estragar” os alimentos, porém, mesmo diante desse fator, ela é essencial para a manutenção da vida em nosso planeta.
Se a decomposição não acontecesse, a vida no planeta não se renovaria, pois as substâncias necessárias para o desenvolvimento dos seres vivos ficariam retidas nos cadáveres, não sendo novamente disponibilizadas. Também não teríamos combustíveis fósseis, uma vez que eles são formados a partir da decomposição de matéria orgânica.
Vale salientar também que os fósseis seriam mais facilmente formados, uma vez que a preservação de um organismo depende do soterramento rápido e da ausência de decompositores.