Bactérias gram-positivas e negativas

Identificação de bactérias pelo método Gram.
Identificação de bactérias pelo método Gram.

Através de procedimentos histológicos, foi desenvolvida em 1889, pelo microbiologista Hans Chistian Gram, uma técnica empregada em análise patológica para a identificação das bactérias.

Por aplicação da técnica, tendo como resultado a diferenciação no aspecto pigmentar, estes microorganismos causadores de doenças passaram a ser identificados em dois grupos básicos: as bactérias Gram-positivas e as bactérias Gram-negativas.

Para efetuar a distinção por esta metodologia, as culturas bacteriológicas são submetidas a um tratamento com corante de coloração violeta (violeta de genciana).

Tendo em vista a estruturação citológica das bactérias, isto é, de suas células, as bactérias podem apresentar características estruturais incomuns de acordo com a espécie. Algumas possuem além da membrana plasmática e a parede celular (formadas por elementos peptidoglicanos que integram a parede celular), uma terceira camada lipoprotéica de revestimento, de considerável espessura, contendo lipopolissacarídeos.

Tal diversidade bacteriana, quando aplicado à técnica, resulta em dois padrões de coloração:

- As bactérias que não possuem a camada com lipídios associados a polissacarídeos são coradas com violeta de genciana, que impregna a camada peptidoglicana. Estas bactérias, por assimilação ao corante, são classificadas como Gram-positivas;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Já as bactérias que em sua morfologia apresentam as três camadas, não são coradas pelo corante, devido a não afinidade entre a pigmentação e a camada de lipopolissacarídeos, que também impede a fixação do corante com a camada de peptidoglicana subjacente. Portanto, essas bactérias são classificadas como Gram-negativas.

Este critério de identificação auxilia, por exemplo, o tratamento a estes agentes etiológicos (as bactérias), visto que as Gram-negativas são mais tolerantes e as Gram-positivas são mais sensíveis a antibióticos (penicilina).


Exemplos de bactérias Gram-negativas:

Pseudomonas aeruginosas – provoca infecções urinárias e respiratórias;

Escherichia coli – causa infecções urinárias e gastroenterites, agindo sobre o sistema digestório;

Vibrio colerae – bactéria que provoca a cólera.


Exemplos de bactérias Gram-positivas:

Clostridium tetani – causa tétano;

Staphylococcus aureus - provoca infecções nas vias respiratórias;

Streptococcus pneumoniae – causa pneumonia, desencadeando uma infecção pulmonar.


Videoaula relacionada:

Por: Krukemberghe Fonseca

Artigos relacionados

Decomposição

Entenda a importância da decomposição para a vida no planeta e as principais características desse processo realizado por fungos e bactérias.

Doenças causadas por bactérias

As bactérias são organismos unicelulares, procariontes e podem causar diversas enfermidades. Saiba mais sobre as doenças causadas por bactérias lendo nosso texto!

Estrutura celular de uma bactéria

Informe-se mais sobre como é a estrutura celular de uma bactéria clicando aqui!

Febre maculosa

Descubra mais a respeito da febre maculosa, doença bacteriana grave transmitida pela picada de carrapato. Neste texto, falaremos a respeito do agente causador da doença, seu vetor e sua transmissão. Trataremos também a respeito dos sinais e sintomas dessa grave doença, seu diagnóstico e tratamento.

Penicilina

Aprenda o que é a penicilina, um dos mais importantes e famosos antibióticos da história e conheça a ação desse medicamento.

Síndrome do choque tóxico

Entenda o que é a síndrome do choque tóxico e saiba como esse grave problema de saúde está associado ao uso de absorventes internos.

VRSA: superbactéria brasileira

Conheça um pouco mais sobre a nova superbactéria observada em um paciente do Hospital das Clínicas de São Paulo.