Paganismo significa uma série de tradições marcadas pela devoção à natureza e a crença em vários deuses. Teve suas origens na pré-história onde vários povos praticavam rituais à natureza, pois acreditavam que a Terra era sagrada e seus elementos eram associados à divindades.
Realizavam sacrifícios, oferendas e festivais para homenagear os deuses e também para receber o novo ciclo da natureza. O paganismo também é usado desde o século IV no Império Romano para classificar aqueles que não acreditavam no Deus único da bíblia que não batizavam. São aqueles também que não têm noção de inferno, pecado e mau absoluto.
Acentuam a experiência religiosa individual sendo politeístas por natureza, ou seja, alguns veneram deuses e deusas enquanto outros veneram uma força vital, e outros ainda veneram o casal cósmico. Enfatizam a existência de uma deusa que deve ser adorava como o Deus. O paganismo não tem parte com a magia negra nem com o diabo, pois não acreditam na sua existência e por ambos fazerem parte dos ideais cristãs.
Os pagãs desenvolvem liturgias e costumes religiosos típicos, locais e ancestrais que diferencia das demais religiões. Alguns tipos de paganismo: wicca que é a feitiçaria moderna , bruxaria tradicional que são videntes, mágicos, profetas, curandeiros, stregheria, tradições nórdicas, druidismo, xamanismo, asatru e luciferianismo.