Tipos de Smog

Para definir a poluição que se acumula na atmosfera usa-se o termo smog, existem dois tipos comuns de smog: smog industrial e smog fotoquímica.

Smog visto do alto de uma montanha

Smog é o termo usado para definir a fumaça de poluição que se acumula na atmosfera dos grandes centros urbanos. A paisagem fica prejudicada pelo escurecimento do céu, os gases poluentes tendem a subir e formar uma densa neblina, que não permite a passagem completa dos raios solares.

Conheça os tipos mais comuns de Smog:


Smog Industrial: ocorre principalmente no inverno, é uma mistura de fumaça, neblina, SO2 (dióxido de enxofre), H2SO4 (ácido sulfúrico), entre outros compostos nocivos à saúde, portanto, a poluição industrial traz muitos riscos à população.

Smog fotoquímica: ela aparece nos dias quentes e secos, como a própria fotossíntese, a fotoquímica necessita de luz para acontecer. Na forma de uma densa neblina, é composta principalmente por gases liberados dos escapamentos de automóveis, entre eles estão os hidrocarbonetos não queimados (provenientes da queima incompleta de combustíveis fósseis) e dióxido de nitrogênio (NO2).

Consequências da Smog à saúde do homem: o aparelho respiratório é o mais afetado, é comum aos habitantes das grandes cidades sentirem irritação constante na garganta e narinas, isto por que o contato com os gases prejudiciais são maiores nestes locais.

Por: Líria Alves

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Coesão textual: coesão por elipse
China: potência do século XXI
Anatomia da folha
Espelhos esféricos: côncavos
Todas as vídeo aulas

Versão completa