Solução-tampão

O sangue é uma solução-tampão que permance com o pH praticamente constante e igual a 7,4

Uma solução-tampão é aquela que é capaz de evitar que o pH e o pOH do meio sofra grandes variações. Essa mistura pode ser formada por um ácido fraco e um sal com o mesmo ânion do ácido ou por uma base fraca e um sal com o mesmo cátion da base.

Assim, se forem adicionadas pequenas quantidades de um ácido forte ou de uma base forte à solução-tampão, ocorrerão algumas reações que farão com que o seu pH e o pOH permaneçam praticamente inalterados.

Veja dois casos:

1º Exemplo: Solução-tampão formada por um ácido fraco e um sal com o mesmo ânion;

Considere uma solução-tampão formada por ácido acético (H3CCOOH) e o sal acetato de sódio (H3CCOONa), sendo que ambos possuem o ânion acetato (H3CCOO-). O acetato do sódio sofre uma grande dissociação na solução, enquanto o ácido acético sofre uma pequena ionização, pois ele é um ácido fraco:

Se for adicionado um ácido forte, os seus cátions H+ irão reagir com os ânions acetato (H3CCOO-), que estão em grande quantidade na solução pela dissociação do sal. Com isso, o equilíbrio da dissociação do sal irá se deslocar no sentido da formação de mais ânions acetato. Desse modo, o pH ficará praticamente inalterado.

O efeito tampão, no entanto, tem um limite, pois se for adicionado uma quantidade maior de ácido, ele irá reagir com todo o ânion acetato.

Agora considere que se adicionou nessa solução-tampão uma base forte. Nesse caso, os seus ânions OH- irão reagir com os cátions H3O+ da ionização do ácido acético, neutralizando-se e formando água (H­2O). Com a diminuição dos cátions H3O+ , a reação de ionização do ácido irá se deslocar para a direita, no sentido da formação de mais H3O+. Por isso, o pOH do meio não irá sofrer uma grande alteração.

Da mesma forma que no caso anterior, se for adicionada mais base forte na solução-tampão, em determinado tempo, todo o ácido será ionizado e o efeito tampão irá parar.

2º Exemplo: Solução-tampão formada por uma base fraca e um sal com o mesmo cátion.

Uma solução assim é a formada pela base hidróxido de amônio (NH4OH) e pelo sal cloreto de amônio (NH4C?), cujo cátion em comum é o amônio (NH4+). Nessa solução ocorre uma:

  • Dissociação da base:

NH4OH ↔ NH4++ OH-

  • Dissociação do sal:

NH4C? ↔ NH4+ + C?-

Se a essa solução for adicionado um ácido forte, os seus cátions H+ irão reagir com os ânions OH- da dissociação da base fraca. Com isso, haverá um deslocamento do equilíbrio da dissociação da base no sentido da formação de mais OH-, fazendo com que o pOH da solução-tampão permaneça praticamente inalterado.

Já no caso de se adicionar uma base forte, os seus ânions OH- irão reagir com os cátions amônio, que estão presentes em grande quantidade no meio pelas duas dissociações, principalmente a do sal, porque a base é fraca e se dissocia pouco. Desse modo, será formado mais NH4OH.

Isso significa que o aumento de íons OH- pela adição da base forte provoca um aumento de NH4OH, e a variação de pH será muito pequena.





Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Murilo Mendes
Reprodução sexuada
Eletropositividade
Espelhos planos
Todas as vídeo aulas

Versão completa