A solubilidade indica a quantidade de soluto dissolvida em um solvente por meio de um enunciado, gráfico ou tabela.
Solubilidade, ou coeficiente de solubilidade (representado pela sigla CS), é a propriedade física da matéria que indica a quantidade de certo soluto que pode ser dissolvida em uma quantidade padrão de solvente, ou seja, a quantidade de soluto que saturará uma solução.
A quantidade de soluto que será dissolvida em um solvente é influenciada por apenas dois fatores:
-
A quantidade de solvente presente na solução: quanto maior a quantidade de solvente que a solução apresentar, maior a quantidade de soluto que poderá ser dissolvido;
-
A temperatura a que a solução foi submetida: se o soluto for endotérmico, quanto maior a temperatura do solvente, maior a quantidade de soluto dissolvida; se o soluto for exotérmico, quanto menor a temperatura do solvente, maior a quantidade de soluto dissolvida.
OBS.: Soluto endotérmico é aquele que se dissolve melhor no solvente quente. Já o soluto exotérmico é aquele que se dissolve melhor no solvente frio.
Como a solução é determinada pela dissolução do soluto no solvente, podemos determinar a massa de uma solução pela soma da massa do solvente e do soluto que foram utilizados no seu preparo.
m = m1 + m2
A solubilidade, ou o coeficiente de solubilidade, pode ser expresso de três formas diferentes:
a) Solubilidade expressa em forma de texto
O coeficiente de solubilidade pode ser indicado em forma de texto, como podemos observar no exercício a seguir:
Exemplo 1- (EEM-SP- adaptada) Evapora-se completamente a água de 40 g de solução saturada de nitrato de prata, sem corpo de fundo, e obtêm-se 15 g de resíduo sólido. O coeficiente de solubilidade para o nitrato de prata nessa solução será de quanto?
O exercício fornece os seguintes dados:
-
Massa da solução: 40 gramas
-
Resíduo: 15 gramas se a água foi totalmente evaporada, logo, essa massa de sólido estava dissolvida, assim, trata-se da massa do soluto (m1).
Logo, podemos determinar a massa do solvente antes da evaporação:
m = m1 + m2
40 = 15 + m2
m2 = 40 – 15
m2 = 25 g
Temos, então, que o coeficiente de solubilidade, a 30oC, é que 25 g de água dissolvem 15 gramas de nitrato de prata.
b) Solubilidade em forma de tabela
A tabela a seguir é um exemplo da solubilidade do nitrato de bário [Ba(NO3)2] em água expressa em forma de tabela.
Podemos observar que a tabela sobre solubilidade informa a quantidade de nitrato de bário que pode ser dissolvida em 100 mL de água em três diferentes temperaturas (30oC , 40 oC e 50 oC). Quanto maior a temperatura em que os 100 mL de água estiverem, maior a quantidade de nitrato dissolvido, ou seja, trata-se de um soluto endotérmico.
c) Solubilidade expressa em um gráfico
Quando a solubilidade é expressa na forma de gráfico, este sempre apresenta no eixo x valores de temperatura e, no eixo y, valores de solubilidade, além de uma reta ou curva.
Qualquer ponto localizado sobre a reta ou a curva indica a quantidade máxima de soluto que uma determinada quantidade de solvente dissolverá em certa temperatura. Veja um exemplo:
Se quisermos determinar a solubilidade do soluto X em 100 g de H2O a 40oC, basta tracejar a partir da temperatura 40 até a curva e, em seguida, tracejar na horizontal em direção ao eixo y, como na imagem a seguir:
Por meio do gráfico, podemos determinar que o coeficiente de solubilidade do soluto X, a 40oC, é de 50 g de X para cada 100 g de água.
Videoaulas relacionadas: