Solubilidade das vitaminas

Como funciona a absorção de vitaminas?

Será que tudo o que comeé absorvido pelo nosso organismo? Ou melhor, conseguimos reter tudo aquilo que necessitamos? A resposta está na solubilidade dos alimentos.

As vitaminas, por exemplo, se subdividem em dois grupos: as hidrossolúveis e as lipossolúveis.

Vitaminas hidrossolúveis: o termo “hidro” vem da palavra água, ou seja, são solúveis na água. A vitamina C é hidrossolúvel e é facilmente eliminada pelo nosso organismo, por isso devemos mantê-la em nossa dieta. O motivo é simples, como em nosso corpo circula muito líquido, a vitamina se dissolve e a eliminamos constantemente através da urina. O resultado desse déficit aparece na forma de doenças como o escorbuto, por exemplo. Falando quimicamente, seria assim: a presença dos grupos OH (hidroxila) na molécula garante que ela se dissolva em meio aquoso.

A classificação hidrossolúvel se estende a vitaminas do complexo B: vitamina B12, B1, B2, ácido fólico, entre outras.

Vitaminas lipossolúveis: o prefixo “lipo” vem da palavra gordura, portanto, esse tipo de vitamina é solúvel em substâncias orgânicas. Nosso organismo absorve esse tipo de vitamina e a mesma fica retida, causando certo acúmulo que se torna prejudicial.

Exemplos de vitaminas lipossolúveis: vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K. As vitaminas A e D ficam retidas principalmente no fígado e a E se armazena nos tecidos gordurosos e nos órgãos reprodutores. Portanto, essas vitaminas devem ser consumidas criteriosamente.





Videoaula relacionada:

Por: Líria Alves

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

“Amor nos tempos do cólera”, de Gabriel García Márquez
Eva Perón
Acidente de Chernobyl
Leis de Newton no Enem
Todas as vídeo aulas

Versão completa