A síntese pode ser parcial ou total. Será parcial quando pelo menos um dos reagentes for um composto, ou seja, uma substância formada por mais de um tipo de elemento, como nos exemplos abaixo:
1º Exemplo – CaO + H2O → Ca(OH)2
2º Exemplo – HCl(g) + NH3(g) → NH4Cl(s)
Esse último exemplo ocorre quando aproximamos dois frascos contendo, respectivamente, ácido clorídrico aquoso (HCl(aq)), que libera o gás clorídrico(HCl(g)), e o hidróxido de amônio (NH4OH(aq)), que libera o gás amônia (NH3(g)). O produto, cloreto de amônio (NH4Cl(s)), pode ser visualizado pela névoa que é formada.
Isso pode ser feito também diretamente, como mostra a figura, com a reação entre o ácido clorídrico aquoso e a amônia: HCl(aq) + NH3(g) → NH4Cl(s)
A reação de síntese ou adição será total, quando todos os reagentes forem substâncias simples, ou seja, formadas apenas por um único tipo de elemento. Conforme os exemplos abaixo:
1º Exemplo – 3 H2(g) + N2(g) → 2 NH3(g)
2º Exemplo – C + O2 → CO2
3º Exemplo – S + O2 → SO2
4º Exemplo –2 Mg(s) + 1 O2 → 2 MgO(s)
O quarto exemplo consiste na queima de uma fita de magnésio, originando o óxido de magnésio (2 MgO(s)). É possível ver uma grande liberação de luz branca, que é utilizada em flashes fotográficos descartáveis e foguetes sinalizadores.
A luz branca dos foguetes sinalizadores é obtida através da reação de síntese total do magnésio com o oxigênio do ar, formando o óxido de magnésio