Reações com óxidos são processos químicos realizados para a obtenção de importantes substâncias, como ácidos e sais.
Reações com óxidos ácidos (compostos inorgânicos que apresentam o oxigênio como elemento mais eletronegativo ligado a um ametal) são processos químicos em que essas substâncias são colocadas em um mesmo recipiente com água, bases inorgânicas, óxidos anfóteros e óxidos ácidos.
Os produtos formados em reações com óxidos ácidos dependem exclusivamente do tipo de substância com a qual eles estão reagindo, como veremos em cada um dos casos a seguir.
-
Reação com óxido ácido e água
Sempre que um óxido ácido é colocado na presença de água, um ácido inorgânico é formado.
-
Dióxido de carbono (CO2) com água
Ao reagir com água, o dióxido de carbono forma o ácido carbônico. Se por acaso o óxido ácido for um anidrido ácido, ao reagir com água, haverá a formação de dois ácidos inorgânicos: ácido perclórico e clórico.
Equação de formação do ácido perclórico e clórico.
-
Reação com óxido ácido e base inorgânica
A reação entre esses compostos sempre origina um sal inorgânico e água. Para saber qual sal será formado, devemos conhecer inicialmente o ácido que esse óxido forma quando reage com água.
-
Trióxido de enxofre (SO3) e hidróxido de cálcio [Ca(OH)2]
O trióxido de enxofre, em água, forma o ácido sulfúrico:
Quando o trióxido de enxofre reage com o hidróxido de cálcio, forma água e sal. O sal é formado pelo cátion cálcio (Ca+2) da base, e o ânion sulfato (SO4-2) é formado pelo óxido em água.
Equação representando a formação do sulfato de cálcio.
-
Reação com óxido ácido e óxido básico
A reação entre esses compostos sempre origina um sal inorgânico. Para saber qual sal será formado, devemos conhecer inicialmente qual é o ácido que esse óxido forma quando reage com água. O sal formado terá o cátion do óxido básico e o ânion do ácido.
-
Dióxido de enxofre (SO2) e óxido de bário (BaO)
O dióxido de enxofre, em água, forma o ácido sulfuroso:
Quando o dióxido de enxofre reage com o óxido de bário, forma um sal que é composto pelo cátion bário (Ba+2) do óxido básico e pelo ânion sulfito (SO3-2), formado pelo óxido em água.
Equação representando a formação do sulfito de bário.
-
Reação com óxido ácido e óxido anfótero
A reação entre esses compostos sempre origina um sal inorgânico. Agora, para saber qual sal será formado, devemos conhecer o ácido que esse óxido forma quando reage com água. O sal formado possuirá o cátion do óxido anfótero e o ânion do ácido.
-
Dióxido de enxofre (SO2) e óxido de alumínio (Al2O3)
O dióxido de enxofre, em água, forma o ácido sulfuroso:
Equação representando a formação do ácido sulfuroso.
Assim, quando o dióxido de enxofre reage com o óxido de alumínio, origina um sal que é formado pelo cátion alumínio (Al+3) do óxido anfótero e pelo ânion sulfito (SO3-2) do óxido em água: