Uma reação reversível, que ocorre nos dois sentidos e está em equilíbrio químico, possui um sentido endotérmico (absorve calor) e outro exotérmico (libera calor). Portanto, se aumentarmos ou diminuirmos a temperatura de um sistema nessas condições, o equilíbrio será deslocado.
O princípio de Le Chatelier diz que quando uma perturbação externa é imposta a um sistema químico em equilíbrio, esse equilíbrio é deslocado de forma a minimizar tal perturbação. Baseado nisso, se a perturbação causada for a variação da temperatura, teremos o seguinte:
Por exemplo, considere a seguinte reação de formação da amônia (NH3)
N2(g) + 3 H2(g) ↔ 2 NH3(g) ∆H = -22 kcal
Observe que o valor de ∆H (variação da entalpia) é negativo, o que significa que a reação direta é exotérmica, com liberação de calor. E a reação inversa é endotérmica, com absorção de calor.
Portanto, se aumentássemos a temperatura dessa reação, haveria um deslocamento no sentido da reação endotérmica, que é a inversa, no sentido esquerdo (←). Com isso, o calor será absorvido para reduzir a perturbação causada no sistema.
Uma consequência desse aumento de temperatura é que a constante de equilíbrio (Kc) irá aumentar:
Kc = _[ NH3]2_↑ Kc aumenta
[N2] . [H2]2 ↓
Já se fizermos o contrário, diminuirmos a temperatura do sistema, a reação direta, de produção da amônia, é que será favorecida. Isso porque ela é exotérmica e irá liberar calor para o sistema que está com a temperatura mais baixa.
E Kc irá diminuir com essa diminuição da temperatura:
Kc = _[ NH3]2_ ↓ Kc diminui
[N2] . [H2]2 ↑