Os ácidos carboxílicos, compostos caracterizados pela presença do grupo funcional ─COOH, são amplamente empregados e encontrados em diversas áreas de nosso cotidiano. Porém, dois deles se destacam: o ácido metanoico e o etanoico. Conheça mais um pouco de cada um:
- Ácido metanoico:
A fórmula estrutural desse composto é:
Esse composto é popularmente conhecido como ácido fórmico, nome derivado da sua origem: sua primeira obtenção foi pela destilação de formigas vermelhas. É exatamente esse ácido que causa aquela coceira intensa e até mesmo o aparecimento de edema quando somos picados por determinadas formigas.
O ácido metanoico é usado principalmente como fixador de pigmentos no tingimento de tecido e como desinfetante em medicina.
- Ácido Etanoico:
A fórmula estrutural desse composto é:
Esse ácido é o principal componente do vinagre comercial, muito utilizado como tempero de saladas e outros alimentos; contendo geralmente de 6 a 10% desse ácido em massa. Seu nome, inclusive, deriva do latim acetum que vem de azedo, visto que o vinagre é proveniente do vinho azedo, ou seja, da oxidação do etanol presente no vinho. Seu gosto também é azedo e seu cheiro penetrante.
Mas o ácido etanoico é utilizado também para outros fins, como na preparação de perfumes e essências, de corantes, de seda artificial, de acetona e de polímeros.