O Petróleo é constituído de uma mistura complexa de diversos compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos (compostos que contêm apenas carbono e hidrogênio em sua estrutura). Em menor proporção há compostos que contêm nitrogênio, oxigênio e enxofre.
|
Existem muitas teoria sobre o surgimento do petróleo. A mais aceita é a de que ele vem da decomposição animal e vegetal de seres da orla marítima, que permaneceram soterrados, sob calor, pressão, sem oxigênio e sob a ação de bactérias e micro-organismos durante muito tempo (na verdade, milênios).
Esse nome, “petróleo”, vem do latim e significa “óleo de pedra” (petrae, pedra; oleum, óleo), pois este composto se encontra, geralmente, em arenito, ou seja, rochas porosas abaixo do fundo do mar.
Ao ser refinado ele sofre separação e decomposição de seus componentes, fornecendo inúmeros combustíveis, como gasolina, óleo diesel e querosene. Além disso, fornece também a matéria-prima para diversos produtos, como: plásticos, colas, resinas, produtos de higiene, cosméticos, tintas, vernizes, fertilizantes, inseticidas, remédios, explosivos, borrachas, detergentes, embalagens, sapatos, instrumentos cirúrgicos, entre outros.
Imagem de uma refinaria de petróleo
Visto que esse líquido escuro e oleoso é um recurso não renovável e que, conforme dito, ele está presente em vários produtos consumidos por nós no dia a dia; se este recurso chegar ao fim, ou se quisermos realmente um mundo mais limpo do petróleo, teremos que pensar em sustentabilidade, tecnologias mais limpas e teremos também que abrir mão de determinados confortos e de materiais oferecidos por este.