Óxidos duplos são óxidos iônicos de natureza metálica que são capazes de formar sais ou bases, dependendo de quando reagem com substâncias como água, ácidos e bases.
Óxidos duplos, mistos ou salinos são compostos iônicos que apresentam três átomos de um metal e quatro átomos do outro grupo (como um ânion) ou átomo isolado.
Me3O4
Assim como os óxidos básicos e os anfóteros, os óxidos duplos são iônicos, ou seja, apresentam um elemento metálico em sua composição. Suas principais características são:
-
Reação com água
-
Reação com ácido inorgânico
-
Reação com base inorgânica
Elementos químicos que formam os óxidos duplos
-
Estanho (Sn)
O elemento estanho apresenta a capacidade de formar o cátion estanho II (Sn+2), o qual forma o óxido de estanho II (SnO), e o estanho IV (Sn+4), o qual forma o óxido de estanho IV (SnO2).
A resultante da fórmula (obtida pela multiplicação da fórmula do óxido SnO por 2 e pela soma com a fórmula do óxido SnO2) desses dois óxidos resulta no óxido duplo, misto ou salino:
2.SnO + SnO2 → Sn3O4
-
Chumbo (Pb)
O elemento chumbo apresenta a capacidade de formar o cátion chumbo II (Pb+2), o qual forma o óxido de chumbo II (PbO), e o chumbo IV (Pb+4), o qual forma o óxido de chumbo IV (PbO2).
A resultante da fórmula (obtida pela multiplicação da fórmula do óxido PbO por 2 e pela soma com a fórmula do óxido PbO2) desses dois óxidos resulta no óxido duplo, misto ou salino:
2.PbO + PbO2 → Pb3O4
-
Ferro (Fe)
O elemento ferro apresenta a capacidade de formar o cátion ferro II (Fe+2), o qual forma o óxido de ferro II (PbO), e o ferro III (Fe+3), o qual forma o óxido de ferro III (Fe2O3).
A resultante da fórmula (obtida pela soma do óxido FeO com a fórmula do óxido Fe2O3) desses dois óxidos resulta no óxido duplo, misto ou salino:
PbO + Fe2O3 → Fe3O4
-
Manganês (Mn)
O elemento manganês apresenta a capacidade de formar o cátion ferro II (Fe+2), o qual forma o óxido de manganês II (MnO), e o manganês III (Mn+3), o qual forma o óxido de ferro III (Mn2O3).
A resultante da fórmula (obtida pela soma do óxido MnO com a fórmula do óxido Mn2O3) desses dois óxidos resulta no óxido duplo, misto ou salino:
MnO + Mn2O3 → Mn2O3
Reações dos óxidos duplos com água
Quando um óxido duplo reage com água, temos a formação de duas bases inorgânicas. Como o óxido duplo é formado por dois cátions diferentes, cada base formada apresenta um desses cátions.
Me3O4 + H2O → Me(OH)x + Me(OH)y
O trióxido de chumbo (Pb3O4), por exemplo, é constituído pelo óxido de chumbo II (Pb+2) e pelo óxido de chumbo IV (Pb+4). Cada um desses cátions interage com o ânion hidróxido da água, formando o hidróxido de chumbo II - [Pb(OH)2] e o hidróxido de chumbo IV - [Pb(OH)4].
1 Pb3O4 + 4 H2O → 2 Pb(OH)2 + 1 Pb(OH)4
Reações dos óxidos duplos com ácidos inorgânicos
Quando um óxido duplo, misto ou salino reage com um ácido inorgânico (HX), temos a formação de dois sais e molécula de água. Durante a reação, cada um dos cátions presentes no óxido interage com o ânion do ácido, formando dois sais, e os oxigênios do óxido interagem com os hidrogênios provenientes do ácido.
Me3O4 + HzX → Mez(X)a + Mez(X)y + H2O
O trióxido de ferro (Fe3O4), por exemplo, que é constituído pelo óxido de ferro II (Fe+2) e pelo óxido de ferro III (Fe+3), reage com o ácido sulfuroso (H2SO3). Cada um desses cátions interage com o ânion do ácido (SO3-2), formando sal de ferro II - [FeSO3] e o sal de ferro III - [Fe2(SO3)3].
1 Fe3O4 + 4 H2SO3→ FeSO3 + Fe2(SO3)3 + 4H2O
Reações dos óxidos duplos com bases inorgânicas
Quando um óxido duplo, misto ou salino reage com uma base inorgânica, os produtos também são dois sais e molécula de água, assim como na reação com os ácidos inorgânicos.
O diferencial dessa reação é que devemos conhecer quais são os dois ânions originados pelos metais que formam os óxidos duplos, já que o metal principal dos sais formados nessa reação é proveniente das bases.
Me3O4 + YOH → Yz(MeX)a + Yw(MeX)a + H2O
-
Para o estanho:
Os ânions formados pelo estamjp são o estanito (SnO2-2) e o estanato (SnO32-).
-
Para o ferro:
Os ânions formados pelo ferro são o ferrito (FeO2-1) e o ferrato (FeO42-).
-
Para o manganês:
Os ânions formados pelo manganês são o plumbito (MnO3-2) e o manganato (MnO42-).
-
Para o chumbo:
Os ânions formados pelo chumbo são o plumbito (PbO2-2) e o plumbato (PbO32-).
Se reagirmos o trióxido de chumbo com o hidróxido de sódio, os produtos formados serão: a água, o plumbato de sódio e o plumbito de sódio, como na equação a seguir:
1 Pb3O4 + 6 NaOH → 2 Na2PbO2 + 1 Na2PbO3 + 3 H2O