Método científico

O método científico é um conjunto de regras básicas necessárias à produção de conhecimentos confiáveis e verdadeiros.

O método científico é uma forma de produção de conhecimento válido e verdadeiro.

O método científico é um conjunto de regras básicas e procedimentos para a geração de conhecimentos confiáveis, sejam eles novos, seja uma correção ou o aumento de um conhecimento prévio. Embora cada área científica tenha suas metodologias e particularidades, pode-se dizer que não há ciência sem o emprego de métodos científicos.

Como uma espécie de teoria da investigação, o método científico moderno possui etapas bem definidas. Inicialmente, deve-se observar um problema, fazendo os questionamentos devidos e pesquisas baseadas deles. Depois, uma hipótese deve ser elaborada de modo a tentar resolver tal problema. Essa hipótese é então testada, e, se tudo der certo, a pesquisa é concluída, e os resultados podem ser publicados.

Leia também: Tales de Mileto — o pensador que afirmou que tudo começa com a água e que tudo é composto de água

Resumo sobre método científico

  • O método científico apresenta um conjunto de regras para a produção de conhecimentos válidos e verdadeiros.

  • Embora cada área científica tenha suas particularidades, pode-se dizer que não há ciência sem o emprego de métodos científicos.

  • Para a produção de um conhecimento, deve-se seguir as etapas estabelecidas no método científico.

  • O método científico se inicia com uma observação, e baseado nela é feito um questionamento.

  • O questionamento gera uma hipótese, utilizada para tentar resolver o problema.

  • A hipótese é testada com experimentos, e, se for verdadeira, os dados científicos podem ser publicados.

Videoaula sobre método científico

O que é o método científico?

As diversas áreas da ciência tentam apresentar conhecimentos confiáveis. Dentro desse contexto, a produção de tais conhecimentos é feita por meio do método científico.

Assim sendo, podemos entender o método científico como o conjunto de regras básicas e procedimentos que culminam na produção de um conhecimento confiável, seja este algo novo, uma correção ou o aumento de conhecimentos previamente existentes.

Tipos de método científico

Não há ciência sem o emprego de métodos científicos. Cada área do conhecimento científico, no entanto, tem as suas particularidades e formas disponíveis para alcançar seus objetivos. Dessa forma, alguns tipos de métodos científicos podem ser empregados na construção do conhecimento.

Método indutivo

No processo indutivo, uma verdade geral (ou universal) é alcançada por meio de dados particulares. Ou seja, o objetivo do argumento indutivo é chegar em conclusões muito mais amplas e gerais do que seus dados coletados demonstram.

Por exemplo, se podemos observar que o lítio reage de forma violenta com a água, assim como o sódio e o potássio, e como esses três citados são metais alcalinos, podemos dizer então que todos os metais alcalinos reagem de forma violenta com a água.

Contudo, perceba que se atinge uma conclusão que possui informações sobre experimentos não observados, afinal, não se observou tal comportamento nos demais metais alcalinos. Assim, é característica do método indutivo apresentar conclusões que, provavelmente, são verdadeiras.

Método dedutivo

O processo dedutivo, assim como o indutivo, parte de uma premissa. A diferença é que, no método dedutivo, se todas as premissas são verdadeiras, então a conclusão deve ser verdadeira. Vejamos um exemplo.

Pelo método dedutivo, podemos dizer: todo metal alcalino reage violentamente com a água. O sódio é um metal alcalino. Logo, o sódio reage violentamente com a água.

Diferentemente, no método indutivo seria da seguinte forma: todos os metais observados reagem violentamente com a água, logo todos os metais são alcalinos. Perceba que no método indutivo a conclusão é provavelmente verdadeira, mas não necessariamente.

Método hipotético-dedutivo

Esse método foi elaborado por Karl Popper. Segundo ele, o método científico deve partir de um problema, que surge de conflitos de expectativas e teorias já existentes. A esse problema, deve-se propor uma solução provisória, chamada de “teoria-tentativa” (como uma hipótese), passando-se então a criticar (ou testar) tal solução objetivando a eliminação de erros.

Superada a etapa de testes, a hipótese estará corroborada e, assim, provisoriamente confirmada (e não definitivamente, como no método indutivo). Nas palavras de Popper, a ciência deve começar e terminar com um problema.

Etapas do método científico

O método científico como ele é hoje é uma evolução de diversos métodos (como os expostos anteriormente). Assim, o método científico moderno é uma forma de investigação baseada em etapas. A imagem a seguir resume bem as etapas do método científico.

  1. Observação: tudo deve ser iniciado com a observação de um problema. Nessa etapa inicial, estaremos diante daquilo que desejamos explicar mais sobre.

  2. Questionamento: o momento em que questionamos aquilo que observamos a fim de buscar explicações.

  3. Pesquisa: a procura de conhecimentos ou instrumentos relevantes ao problema, tais como dados empíricos, teorias, aparelhos de medição, técnicas de cálculo, entre outros.

  4. Hipótese: uma resposta para o questionamento, ou seja, aquilo que acreditamos que acontecerá. É a produção de novos dados empíricos que prometam resolver o problema.

  5. Experimento: nessa etapa, a hipótese é testada, obtendo-se informações necessárias para saber se a hipótese estava correta ou não.

  6. Conclusão: se a hipótese estiver correta, a pesquisa então está concluída até nova observação. Caso contrário, deve haver correção dos erros e repetição das etapas com a elaboração de uma nova hipótese.

  7. Publicação: após tudo isso, as observações e constatações devem ser compiladas, organizadas e publicadas em um relatório, um trabalho acadêmico ou um artigo científico.

Veja também: Exatidão e precisão — o que significam?

Exemplo de método científico

Uma forma do emprego do método científico se dá diante da seguinte forma:

  1. Observação: um pedaço de madeira, ao ser queimado em ambiente aberto, sofre redução em sua massa.

  2. Questionamento: questiona-se, assim, o porquê de isso acontecer.

  3. Pesquisa: buscam-se fatores relacionados ao problema na tentativa de entendê-lo.

  4. Hipótese: levanta-se a hipótese de que, durante a queima, há a formação de gases, que se expandem e se difundem ao longo do processo de combustão.

  5. Experimento: para avaliar essa hipótese, podemos fazer a combustão em um sistema fechado, de modo que o gás que venha a ser formado não consiga se difundir e fique então aprisionado.

  6. Conclusão: ao realizar o experimento, observamos que a massa do sistema não variou, indicando que ocorreu apenas a transformação da massa sólida em uma massa gasosa. Por causa de sua natureza, o gás pode ser canalizado para outro sistema e assim ser coletado e identificado.

  7. Publicação: como os experimentos conseguiram confirmar a hipótese, a pesquisa está concluída, e os dados podem ser publicados.

Exercícios resolvidos sobre método científico

Questão 1

(Embraer) No ano de 1610, Galileu Galilei, utilizando uma luneta para observação dos astros do Sistema Solar, descobriu que o planeta Vênus passa por um ciclo de fases, o que só seria possível se Vênus e a Terra orbitassem em torno do Sol. Por meio dessa observação, Galileu elaborou uma explicação inicial que precisava ser comprovada. Essa comprovação foi feita por ele por meio de análises geométricas e, assim, Galileu anunciou que a Terra girava ao redor do Sol, como os demais planetas do sistema solar, fenômeno chamado de geocentrismo, diferente do pensamento até então, que considerava que era o Sol que girava ao redor da Terra. Considerando-se as etapas de metodologia científica, a explicação inicial dada por Galileu é considerada uma

A) hipótese.

B) conclusão.

C) teoria.

D) variável.

Resolução:

Alternativa A

A explicação inicial dada por Galileu, segundo o método científico, é uma hipótese. Isso porque o cientista fez uma observação com uma luneta e então elaborou essa hipótese, que depois foi testada com experimentos.

Questão 2

(Unimontes) Método científico pode ser considerado como sendo o conjunto de etapas para realizar uma pesquisa científica. A figura a seguir apresenta elementos relacionados com esse assunto. Analise-a.

Considerando a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a CORRETA.

A) II não pode representar uma pesquisa realizada separada de I.

B) Embora I e II representem experimentos diferentes, a conclusão poderia ser a mesma.

C) I-B e II-B podem representar resultados obtidos durante a pesquisa.

D) II-C e I-C correspondem ao final de toda a pesquisa.

Resolução:

Alternativa D

A ilustração relata um experimento, com a conclusão sendo marcada na coluna C. Por conta disso, o gabarito é o da letra D. A letra A não é correta, pois tais pesquisas poderiam ter sido feitas de forma independente, sem necessariamente serem subsequentes. A alternativa B está incorreta, pois não há como, diante dos experimentos, chegar à mesma conclusão. A coluna B da ilustração não representa os resultados obtidos, mas sim o experimento em si, por isso a letra C também está incorreta. 

Por: Stéfano Araújo Novais

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Orações Reduzidas de Particípio
Contradomínio de uma função
História do Islamismo
Heredograma
Todas as vídeo aulas

Versão completa